TEATRO

Lançamento de livro abre simpósio em Campinas

Livro de ator e diretor baiano é resultado de experiências promovidas pelo autor em sua cidade natal

Delma Medeiros
18/02/2013 às 10:50.
Atualizado em 26/04/2022 às 04:11
Marcelo Sousa Brito, que lança livro na Unicamp: 'Quis mostrar a relação do cidadão com sua cidade, tratando-a como uma obra de arte' (Elcio Alves/AAN)

Marcelo Sousa Brito, que lança livro na Unicamp: 'Quis mostrar a relação do cidadão com sua cidade, tratando-a como uma obra de arte' (Elcio Alves/AAN)

Resultado de dissertação de mestrado do ator e diretor baiano Marcelo Sousa Brito, o livro O Teatro Invadindo a Cidade narra as experiências promovidas pelo autor em Itambé (BA), sua cidade natal, durante a pesquisa de campo defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O lançamento da obra nesta segunda-feira (18), abre as atividades do Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas, sob coordenação do ator-pesquisador Renato Ferracini, do Lume Teatro, “Quis mostrar a relação do cidadão com sua cidade, tratando-a como uma obra de arte. Escolhi uma cidade de pequeno porte, com cerca de 30 mil habitantes e fora do grande centro, portanto, sem muito acesso a ações culturais”, explica Brito. “A ideia foi ver como as pessoas podem tratar sua cidade.”

Brito conta que se valeu de recursos da geografia, da fenomenologia e da dramaturgia para desenvolver ações cênicas com a participação dos moradores, ocupando os espaços públicos da cidade. “Usei várias linhas para estimular os cidadãos a agirem cenicamente, a ocuparem os espaços que não devem ser somente de passagem, mas podem se tornar pontos de encontro, de lazer e de cultura”, diz o ator. “A proposta também era mostrar como o cidadão pode reivindicar mais cultura, como se posicionar frente a essas questões.”

O ponto de partida foi a realização de entrevistas com os habitantes de Itambé. “Queria saber sobre suas relações afetivas com os diferentes lugares da cidade, que também serviram de base para a escrita coletiva de um texto final — A Cidade Sou Eu — que se encontra no livro como anexo e foi encenado em um casarão histórico localizado na praça da Igreja Matriz em 2010.”

Na obra, dividida em três capítulos, Brito discorre sobre os métodos utilizados para engajar e conscientizar os moradores de Itambé acerca de questões relacionadas com a cidade e com a arte, sobre as oficinas e exercícios teatrais desenvolvidos para transformar seus próprios depoimentos nos textos das ações cênicas, assim como sobre a mobilização da população em torno dessas ações. O livro traz ainda fotos e mapas que ilustram como e onde as ações ocorreram.

O Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas é realizado em paralelo ao Terra Lume e Cursos de Fevereiro, realizados pelo Lume Teatro. Brito está em Campinas desde o início de mês participando dos cursos. “Participei da oficina Abre-Alas, com o Ricardo Puccetti e Ana Cristina Colla, e agora farei o curso do Renato Ferracini, O Corpo como Fronteira. Estou fazendo laboratório em Barão Geraldo tanto para meu doutorado, que segue a mesma linha do mestrado, como para minhas pesquisas pessoais. Estou aproveitando para entrevistar pesquisadores em artes cênicas aqui”, explica o ator.

AGENDE-SE

O quê: Lançamento do livro O Teatro Invadindo a Cidade

Quando: Segunda-feira (18), às 18h30

Onde: Auditório do Instituto de Artes da Unicamp (Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo)

Quanto: Entrada franca

Serviço: O Teatro Invadindo a Cidade, de 2012.

Formato:14 x 21 cm; 189 páginas;

preço: R$ 28,00. Editora da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por