FIO Américas reúne grandes nomes da cena lírica mundial: no Teatro Castro Mendes
'La Cenerentola', a clássica peça de Gioachino Rossini, é a primeira montagem do Festival Internacional de Óperas (FIO) das Américas a ser apresentada em Campinas, no Teatro Municipal José de Castro Mendes. O festival, o primeiro e maior do gênero já realizado na cidade, é resultado de uma parceria entre seus criadores, Sidnei Alferes e Kathryn Hartgrove, com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Criado com o propósito de aprimorar o talento de cantores eruditos, o FIO Américas reúne grandes nomes da cena lírica mundial. “O festival conta com 30 professores especializados em montagem de óperas e trabalha com cerca de 80 alunos, de vários países”, explica a professora e soprano Adriana Kayama, coordenadora do evento pela Unicamp.
“La Cenerentola conta a história de Cinderela. É uma ópera divertida, bem humorada, para todas as idades”, afirma Adriana, citando que a montagem traz um elenco de cantores norte-americanos e brasileiros, alunos do festival, “que na verdade são músicos profissionais”. Com direção de Carroll Freeman, a montagem tem acompanhamento de piano. Para as demais récitas, o elenco será acompanhado de uma pequena orquestra de 26 músicos, sob a regência de Michael Borowitz e assistência de Rolando Salazar.
Os ensaios para a montagem começaram dia 1 de julho e a ópera estreou no último dia 10 em Piracicaba, passando depois por Limeira, antes de chegar a Campinas. Segundo Adriana, os alunos foram selecionados para os diferentes papeis e já chegaram para o festival com os músicas aprendidas. “Aqui eles aperfeiçoaram o trabalho com os especialistas e montaram o espetáculo.” Para a apresentação, a primeira fileira de poltronas foi retirada. “Com a reforma, o fosso do Castro Mendes foi fechado, o que é lastimável. Para colocar os músicos foi necessário a retirada das poltronas”, diz Adriana, citando que foi só uma fileira por se tratar de orquestra pequena.
Outras duas óperas serão apresentadas em Campinas: 'A Viúva Alegre', de Franz Lehár; e 'Os Contos de Hoffmann', de Jacques Offenbach, respectivamente dias 23 e 25 de julho.
Serviço
'La Cenerentola', de Gioachino Rossini - Festival Internacional de Óperas (FIO) das Américas
Nesta sexta-feira (19), 20h30
No Teatro Municipal José de Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/n- Vila Industrial) - Campinas. Telefone: (19) 3272-9359.
Ingressos: R$ 60,00 e R$ 30,00 (meia).