Apresentação gratuita na Concha Acústica do Taquaral faz parte do projeto Na Roda com o Maestro
Cerca de 2,5 mil pessoas se reuniram na tarde deste domingo (16) no auditório Beethoven, mais conhecido como Concha Acústica da Lagoa do Taquaral, para assistir a apresentação do maestro João Carlos Martins.
O concerto faz parte do projeto Na Roda com o Maestro. O maestro dividiu o palco com a Camerata Bachiana e, um dos pontos altos do evento, foi a presença do jovem tenor Jean William, de 27 anos, que emocionou o público ao soltar a voz nas canções Melodia Sentimental de Heitor Villa Lobos, My Way de Frank Sinatra e Trem das Onze, de Adoniram Barbosa.
"Jean William é um grande talento que mede apenas1,60m", brincou o maestro. "Este jovem nasceu em Barrinha, Interior de São Paulo, foi criado pelos avós que são boias-frias. Foi descoberto cantando em um casamento, cursou música na USP, aprendeu a falar quatro idiomas e vem se apresentando nos mais renomados palcos dos Estados Unidos e da Europa", contou João Carlos ao público.
A aposentada Nagiba Samara, de 87 anos, moradora de Campinas estava empolgada de pisar pela primeira vez na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral para ver o maestro João Carlos Martins. "Eu fiquei emocionada de ver uma apresentação tão linda como essa. Ele realmente consegue tocar a alma da gente com a música. E como essa é a primeira vez que eu venho aqui, achei maravilhoso o espaço todo cercado pela natureza. É perfeito para ocorrer este tipo de evento. Foi lindo, agora pretendo vir outras vezes", disse a aposentada.
O Secretário de Cultura, Ney Carrasco, que estava presente no evento, disse que pretende usar cada vez mais o espaço para disseminar a diversidade cultural. "Estamos muito felizes de fazer este tipo de evento aqui. Nosso objetivo é trazer cada vez mais eventos culturais bem diversificados para a cidade. Na semana que vem teremos um evento de rock aqui", ressaltou o Secretário.
Com muito bom humor o maestro foi contando ao público seus dramas e superações, enquanto encantava o público com canções de Carlos Gardel, J.S. Bach, Astor Piazzolla, entre outros compositores.
O objetivo do projeto Na Roda com o Maestro é levar a música, principalmente a clássica, para diversas classes sociais e variadas faixas etárias, de forma a fomentar interesses pelo conteúdo trabalhado. O encontro é uma parceria da loja Seller com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet e da Secretaria de Cultura de Campinas.
O professor e ator André Carrico fez questão de levar pela primeira vez o filho Guido Carrico em um concerto. Ele aproveitou para chegar bem perto do palco para mostrar os diferentes instrumentos musicais para o filho.
"Eu e minha mulher gostamos desse tipo de música e procuramos passar esse gosto para o nosso filho. Foi muito legal ter a oportunidade de compartilhar com ele esse evento. Ele adorou e com certeza aprendeu mais um pouco", afirmou Carrico.
Sobre o maestro
João Carlos Martins é considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, capaz de tocar 21 notas por segundo. Martins teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, entre eles, uma lesão em um nervo da mão direita, um tiro e um tumor na mão esquerda e teve que abandonar a carreira de pianista aos 63 anos, canalizando para a regência sua paixão pela música. Hoje, aos 73, é um dos mais renomados maestros do País.