EXPOSIÇÃO

Inspiração que vem das ruas

Fabiano Carriero abre exposição ‘Ordinários Domesticados’ e inicia pintura de mural no MACC

Mariana Camba/[email protected]
08/02/2025 às 18:03.
Atualizado em 08/02/2025 às 21:07
 (Divulgação)

(Divulgação)

O artista campineiro Fabiano Carriero abre hoje a exposição “Ordinários Domesticados”, ao mesmo tempo que dará as primeiras pinceladas para a pintura de um mural no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC). A abertura da mostra acontece hoje, das 11h às 15h, com 41 obras expostas, entre esculturas, pinturas, gravuras e textos. Segundo o artista, a sua inspiração vem das ruas, da vida cotidiana e do que ele consegue observar e captar para si. Esta é a primeira vez que Carriero faz uma exposição no MACC e sua expectativa é conseguir atrair, além do público que costuma frequentar o museu, novos amantes da arte que permanece viva nas ruas.

Foram cinco meses de preparo até o lançamento da exposição que, com acesso gratuito, poderá ser visitada até o dia 8 de março. Carriero pretende concluir o mural no interior do MACC durante a mostra. 

Dentre todas as obras expostas, em torno de 70% foram criadas pelo artista especificamente para este momento. As demais, apesar de terem sido produzidas anteriormente, nunca foram expostas ao público.

“Com certeza eu já estou sentindo um frio na barriga. Além de ser a minha primeira vez no MACC, este é um espaço que representa muito para a cidade e para mim. Fora o tamanho da área de exposição que temos disponível. Tenho certeza de que será um sucesso”, afirmou o artista. Para ele, a beleza da arte está em ter um olhar diferente para o que acontece, de maneira involuntária, no dia a dia. As suas obras tratam da vida e do cotidiano de pessoas comuns, das dificuldades e prazeres em meio à rotina dos que travam uma luta diária pela sobrevivência. 

Segundo Carriero, a ideia do nome da exposição “Ordinários Domesticados” surgiu por dois motivos: representar a união da vertente de todos os seus trabalhos e conseguir brincar com os significados das próprias palavras, que variam do comum ao condicionado. Ao final, a mensagem que fica para o artista é a ideia de conseguir aceitar a vida como ela é e se impõe nas mais diferentes realidades. 

A mostra conta com a curadoria do também artista visual e produtor cultural Genivaldo Amorim. Para ele, Carriero é, além de artista, um grande cronista, alguém com uma capacidade imensa de analisar o que se passa à sua volta e no mundo, para daí extrair cortes precisos, sintéticos, muitas vezes ácidos, engraçados e sarcásticos.  

MURAIS E FEIRA DE ARTESANATO

Carriero também é conhecido pelos vários murais que produziu e que hoje estão espalhados por Campinas, como o pintado em uma das pilastras do viaduto “Laurão” e a empena em um prédio na Avenida Dr. Moraes Sales, o primeiro trabalho com esse viés que ele realizou no município.

O artista se mantém ativo e presente em meio às suas constantes participações em exposições e eventos culturais pela cidade. Ele também mantém a tradição de ir aos sábados de manhã na tradicional feira do Centro de Convivência, onde expõe os seus trabalhos a preços mais acessíveis. Há gravuras e pinturas e em pequenos formatos, com o intuito de democratizar a arte e, assim, conseguir atingir novos públicos. 

SOBRE O ARTISTA

Fabiano Carriero teve o seu primeiro contato com a arte na infância através dos quadrinhos. Na época, ele se divertia tentando reproduzir os heróis preferidos, mas ainda não podia imaginar que um dia a arte iria ser parte fundamental de sua vida. Em 2007, depois de morar com os pais por um período no Rio de Janeiro, ele retornou a Campinas, momento em que começou a participar da Feira do Centro de Convivência. Este foi o início das mudanças que a arte iria lhe proporcionar. 

Carriero começou, então, a fazer caricaturas das pessoas que passavam pela feira e, assim, percebeu a possibilidade de se profissionalizar e trabalhar com o que amava. Entre altos e baixos, ele vem construindo sua história e o repertório que tem como foco a beleza da vida cotidiana e do povo brasileiro, que muitas vezes passa despercebida. É o que acontece nas ruas que alimenta e impulsiona o seu olhar artístico, que traz beleza e reflexão para o que, muitas vezes, é considerado sem valor. 

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por