Marcadas para o próximo sábado, aulas são destinadas ao público em geral, não apenas aos profissionais e estudantes do setor audiovisual
Ana Káthia Guerra durante sessão de autógrafos da HQ “Ser livre depois dos 40”, obra que inspira o roteiro do longa “Casa Sem Janelas” — projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo e que impulsiona a oficina gratuita de cinema em Campinas (Divulgação)
Encerram-se amanhã (dia 14) as inscrições para a Oficina de Preparação de Atores e Direção de Cinema, que será ministrada no próximo sábado (dia 17), gratuitamente, em um único encontro. Das 50 vagas abertas, 27 ainda estão abertas. Para participar da atividade, não há exigências. A proposta é acolher profissionais, estudantes e qualquer interessado – mesmo com formação em outras áreas do conhecimento.
O encontro será ministrado pela atriz e roteirista Ana Káthia Guerra e o diretor e empresário Gê Filho. A atividade vai ocorrer das 9h às 16h e abordará o processo teórico e prático de um set de filmagens. O objetivo é contemplar a dinâmica da atuação e a vivência desse cenário – da presença dos atores à dinâmica dos profissionais que ficam por trás das câmeras, como os diretores de áudio, luz e imagem. “Vamos experienciar o processo real de uma cena, diferente de uma composição do teatro”, disse Guerra.
Além de incentivar a expressão artística e democratizar o acesso à linguagem do cinema, a oficina busca revelar novos talentos e fortalecer o território criativo local, por meio de jogos de improviso e de histórias contadas por vozes da própria comunidade. Ao final, os participantes serão convidados a desenvolver uma cena curta para colocar em prática os conhecimentos adquiridos e, após a conclusão da dinâmica, todos receberão um certificado. Os interessados devem se inscrever pelo link https://docs.google.com/ forms/d/e/1FAIpQLSfwkD4 Qpedk1M2cjBYjvZk-1becWJ8 fRZYT9LTo__zm6APNrQ/vie wform.
A ação faz parte do projeto “Casa Sem Janelas”, longa que está na fase final do desenvolvimento do roteiro – escrito por Guerra – e que foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG) em 2023. O processo de criação teve início em junho do ano passado e deve ser concluído no próximo mês. O próximo passo, informou, é viabilizar a produção do filme – ainda sem data definida, mas que deverá ocorrer em Campinas.
O projeto se baseia na História em Quadrinhos (HQ) “Ser livre depois dos 40”, escrita por Guerra, que faz luz à vivência da atriz, em meio aos seus traumas, dores e aprendizados. “Eu mostro através de vários elementos como as lutas foram ressignificadas. E o processo de redescobrir o eu mulher, pessoa e profissional.” Além da oficina, o projeto também contempla a realização de duas palestras em escolas públicas de Campinas, direcionadas ao corpo docente, intitulada “Recomeçar: A Força que Nasce Depois da Dor”. Temas como o ciclo de violência, seus sinais e indícios, e reflexões sobre o poder da reconstrução emocional e social serão abordados.
Guerra garantiu que a expectativa é que a oficina possa tornar a arte acessível e disseminar as diversas possibilidades de atuação dessa cultura, para além do nicho em que normalmente ela é vivenciada, e abrir as portas para as pessoas interessadas. “Queremos falar com pessoas do audiovisual e com pessoas que não conhecem o setor, mas que desejam saber mais sobre essa área de atuação.” Para ela, a principal função da dinâmica é dar a oportunidade de conhecer e desenvolver novos talentos.
PROGRAME-SE
Oficina de Preparação de Atores e Direção de Cinema
Quando: Dia 17, sábado, das 9h às 16h
Onde: CEI Campinas, Rua Dr. Quirino, 1.856, Vila Itapura
Link para a inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfwkD4Qped k1M2cjBYjvZk-1becWJ8fRZYT9LTo__zm6APNrQ/ viewform
Informações: e-mail: [email protected]. Fone: 19 99383-9170 @anakathiaguerra
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram