Caminhão Ecoarte

Iniciativa seleciona obras sustentáveis para mostra itinerante

Inscrições podem ser feitas até 20 de julho; a exposição do Caminhão Ecoartes passará pela RMC em agosto

Da Redação
12/07/2022 às 09:44.
Atualizado em 12/07/2022 às 09:44
Arte feita com itens de reciclagem é o mote da iniciativa que recebe inscrições até o dia 20 de julho: mostra chega a RMC em agosto (Divulgação)

Arte feita com itens de reciclagem é o mote da iniciativa que recebe inscrições até o dia 20 de julho: mostra chega a RMC em agosto (Divulgação)

Artistas que trabalham com a temática da sustentabilidade, sobretudo a reciclagem, podem se inscrever até o dia 20 de julho para participar do projeto Caminhão Ecoarte. A exposição fotográfica itinerante com 30 obras selecionadas passará pela RMC, com parada em Monte Mor, em agosto, percorrendo escolas e praças públicas.

Uma iniciativa da NTICS Projetos, o caminhão passará por nove cidades, a maioria no interior paulista (Campinas também estava na programação, mas não foi confirmada por incompatibilidade de agenda), com o objetivo de valorizar a arte brasileira e levar a conscientização da reciclagem e ressignificação do lixo aos estudantes.

As obras inscritas passarão por uma curadoria que selecionará as mais representativas, considerando critérios de originalidade e temática. Podem participar artistas, artesãos e entusiastas de todo o Brasil, de qualquer idade. As inscrições podem ser feitas pelo formulário. Basta fotografar a obra e seguir as instruções da inscrição.

Além da exposição, o Caminhão Ecoarte terá um circuito de atividades e jogos que conscientizarão os participantes sobre os problemas climáticos, descarte incorreto de resíduos sólidos e o impacto que essa ação causa na natureza. Alunos e professores de escolas públicas deixarão mensagens numa cápsula do tempo, que serão lidas apenas em 2032. "Nosso objetivo é o empoderamento desses jovens, para que se tornem consumidores mais conscientes, ressignificando os resíduos sólidos produzidos a partir do consumo, ajudem na preservação da fauna e flora brasileira e se tornem agentes de transformação", diz Ana Carolina Xavier, diretora da empresa que conduz a iniciativa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por