Iniciativa marca uma nova etapa do Instituto, que visa promover a democratização e a sustentabilidade financeira do museu
Bernardo Paz, fundador do Inhotim: doação de sua coleção ao museu Brendon Campos (Divulgação)
O Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, MG, considerado um dos mais bonitos museus a céu aberto do mundo, recebe cerca de 330 obras da coleção de arte contemporânea nacional e internacional do empresário, colecionador, mecenas e fundador do Inhotim, Bernardo Paz.
A doação, que inclui as 23 galerias, obras permanentes do museu e a área de 140 hectares - compreendendo todo o jardim botânico com mais de 4,3 mil espécies de diversos continentes - encabeça o projeto "O Inhotim de Todos e Para Todos", que tem como objetivo fortalecer a vocação pública da instituição, seu caráter de museu vivo e seu colecionismo ativo.
A coleção de arte contemporânea de Paz é uma das maiores e mais importantes do Hemisfério Sul, com esculturas, instalações, fotografias, vídeos, pinturas e desenhos de expoentes da cena nacional e internacional como Anri Sala, Arthur Jafa, Babette Mangolte, Chris Burden, Dan Graham, David Lamelas, Do-Ho Suh, Ernesto Neto, Mathew Barney, Nelson Leirner, Rosana Paulino, Olafur Eliasson e Yayoi Kusama. A lista reúne, ainda, trabalhos inéditos da coleção de Paz, nunca expostos no Inhotim.
A doação, de caráter definitivo e irrevogável, contempla também as galerias emblemáticas de artistas como Adriana Varejão, Carlos Garaicoa, Cildo Meireles, Doug Aitken, Lygia Pape, Matthew Barney, Miguel Rio Branco, Valeska Soares, Rivane Neuenschwander e Tunga. A transferência dessas obras e galerias, algumas com projetos arquitetônicos premiados, representam um marco para a cultura brasileira: Inhotim passa a ser a única instituição do Brasil onde a arte contemporânea internacional está em exibição permanente para o público, segundo a instituição.
"O Inhotim nasceu de um projeto de vida e foi se ampliando ao longo dos anos. A doação é um processo natural desse percurso. O Inhotim não é meu, Inhotim é de todo mundo", afirma Paz.
<TB>As visitas ao local podem ser feitas de quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.