MÚSICA

IA da Unicamp recebe hoje show de jazz bem brasileiro

Apresentação do quarteto será no Auditório do Instituto de Artes a partir das 17h, onde haverá também uma oficina e bate-papo

Cristina Belluco/[email protected]
10/05/2024 às 14:54.
Atualizado em 10/05/2024 às 15:21
Cantora Dani Gurgel deve reunir o encanto da música brasileira ao swing e improvisão do jazz, acompanhada pela pianista Debora Gurgel, o baterista Thiago Big Rabello e Sidiel Vieira, no contrabaixo (Tsuneo Koga)

Cantora Dani Gurgel deve reunir o encanto da música brasileira ao swing e improvisão do jazz, acompanhada pela pianista Debora Gurgel, o baterista Thiago Big Rabello e Sidiel Vieira, no contrabaixo (Tsuneo Koga)

A união de uma linda e enérgica voz com o swing gerado pelas notas do piano, da bateria e contrabaixo resultará hoje em um show de jazz bem brasileiro, uma oficina e um bate-papo sobre a mistura dos ritmos nacionais com a linguagem da improvisão, em Campinas. A apresentação é do grupo DDG4, que acontece a partir das 17h, no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp.

O quarteto é formado pela cantora Dani Gurgel, a pianista Debora Gurgel, o baterista Thiago Big Rabello e Sidiel Vieira no contrabaixo. Debora e Dani Gurgel — mãe e filha — têm uma longa jornada musical juntas. Debora é pianista, compositora e arranjadora, que adotou o jazz, mas sem esconder suas raízes brasileiras.

Sob a tutela da mãe, Dani Gurgel encontrou na voz seu principal instrumento, complementando sua formação com as influências de anos tocando baixo em bandas de rock e saxofone em big bands. Ao longo dos anos, a dupla lançou oito álbuns com o "Dani & Debora Gurgel Quarteto", conhecido como DDG4 pelos fãs no Japão. Na parceria com Big Rabello (produção musical e bateria) e Sidiel Vieira (baixo), o quarteto recebeu diversos prêmios e realizou turnês internacionais.

Este ano, o grupo inicia uma nova jornada com o lançamento de seu mais recente álbum, a DDG19 Big Band, e apresentações pelo País. No show de hoje, no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp, a banda promete promete criar "uma atmosfera dinâmica e energizada, repleta do encanto da música brasileira e da espiral da improvisação jazzística, eletrificada pela interação constante com o público".

O espetáculo é gratuito e será acompanhado de uma oficina aberta e um bate-papo entre os músicos e o público, a partir das 17 horas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por