Gratuito, evento tem por objetivo dar visibilidade e oportunidade aos artistas locais
A Batalha de Rimas e Conhecimento, em Hortolândia, promete movimentar os fãs da cultura hip-hop, como nos anos anteriores (BRC)
Nesta terça-feira de Carnaval (dia 4), a Batalha de Rimas e Conhecimento vai dar início às apresentações deste ano. Criadas mundialmente junto com a cultura do hip-hop nos Estados Unidos, entre os anos 1970 e 1980, as batalhas de rimas são duelos travados entre MCs ou quaisquer pessoas que façam rimas de improviso.
O evento busca reunir talentos de Hortolândia e dos municípios vizinhos para dar visibilidade aos artistas locais. A regra é usar e abusar do raciocínio rápido, da leitura e trazer cada um a sua visão de mundo. "A atividade será das 18h às 22h, na área externa da Unidade Cultural Arlindo Zadi, no bairro Jardim Amanda. A entrada é gratuita e aberta ao público, com idade indicativa a partir dos 16 anos.
A batalha integra a programação da Semana Cultural do município. Os 1º e 2º colocados receberão um prêmio em dinheiro e a classificação ficará a critério do público. A organização também pede a doação de 1kg de alimento não perecível para os que tiverem condições de contribuir. Toda a arrecadação será encaminhada para o Fundo Social da cidade.
A grande atração da noite será o pocket-show da rapper Cris SNJ. Com mais de 20 anos de carreira, ela é uma das principais vozes do rap feminino do Brasil. A artista se destacou como integrante do grupo Somos Nós A Justiça (SNJ), formado na cidade de São Paulo. Em 2017, lançou seu primeiro disco solo, de nome “Evoluindo através dos tempos”. Tida como uma referência no mundo do rap e trazendo o poder de sua representatividade no Mês da Mulher, a artista foi convidada para participar da batalha.
Para os que também quiserem se aventurar nessa disputa do bem, as inscrições serão feitas no início do evento, no próprio local das apresentações, sem custos. Para definir o duelo das batalhas, haverá um sorteio. De acordo com o rapper, curador, idealizador e apresentador do evento, MC Crônica Mendes, durante a atividade será dada prioridade às mulheres. Portanto, todas as que se inscreverem terão garantida sua apresentação. A batalha acontece sempre nas primeiras terças-feiras de cada mês e é proibido, durante a dinâmica, falar palavrões, ofensas ou proferir qualquer outro tipo de insulto ou discriminação. Também não será permitida bebida alcoólica no local.
Segundo Mendes, a BRC acontece há dois anos no município. A proposta é valorizar o artista da região, que tem talento, garra e força de vontade. "A batalha de rima é uma das principais linguagens da juventude. Uma forma deles expressarem seus anseios e sonhos.” Mendes lembra que a dinâmica ajuda a desenvolver os artistas e a projetá-los para competições maiores. A ideia é que a apresentação envolva o público e traga mensagens de reflexão, empoderamento e crescimento para os artistas.
PROGRAME-SE
Batalha de Rimas e Conhecimento
Quando: Dia 4, terça-feira de Carnaval, às 18h
Onde: Área externa da Unidade Cultural Arlindo Zadi, na Rua Graciliano Ramos, nº 161, bairro Jardim Amanda I, Hortolândia
Informações: Instagram @batalhabrc
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram