CADERNO C

Grupo Alzira E + Corte estreia show em Campinas

Será apresentado repertório do álbum Mata Grossa, produzido com a participação de Ney Matogrosso, Alice Ruiz, Tetê Espindola, Jerry Espíndola, Peri Pane, Iara Rennó e Luz Marina

MARIANA CAMBA/[email protected]
19/02/2025 às 15:26.
Atualizado em 19/02/2025 às 15:26
O grupo vai levar ao Sesi músicas que reúnem a sonoridade do rock pesado e melodias poéticas (José de Holanda)

O grupo vai levar ao Sesi músicas que reúnem a sonoridade do rock pesado e melodias poéticas (José de Holanda)

A apresentação do álbum Mata Grossa, do grupo “Alzira E + Corte”, chega amanhã (dia 20) pela primeira vez a Campinas. O show será às 20h, no teatro do Sesc Campinas, localizado no bairro Bonfim. Quem quiser aproveitar a apresentação única poderá chegar até com 15 minutos de antecedência, momento em que os portões serão abertos. A expectativa é receber em torno de 150 pessoas durante a atração. 

Alzira E é o nome artístico que Alzira Espíndola adotou a partir de 2007. O álbum Mata Grossa, lançado em 2023, foi eleito um dos 50 melhores daquele ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e o show como um dos melhores de 2024 pela Scream & Yell. 

Quem quiser apreciar e curtir esse show se surpreenderá com a potência da atração, do início ao fim. Trata-se de uma musicalidade singular, envolta por letras fortes e poéticas, com mensagens e críticas envolventes. A produção do disco contou com participação de nomes como Ney Matogrosso, Alice Ruiz, Tetê Espindola, Jerry Espíndola, Peri Pane, Iara Rennó e Luz Marina. 

O conjunto de composições de Alzira E ganhou este nome ao se referir a elementos femininos presentes na região do Mato Grosso, como a natureza, a onça, a mata. A proposta é dar luz a pontos que normalmente não ganham essa visibilidade e enaltecer a feminilidade daquela área, por meio da poesia que propõe reflexões e críticas de impacto. 

A sonoridade das músicas lembra a do rock pesado e se entrelaça com letras e melodias poéticas. As composições são de Alzira E e de grandes parceiros, como a sua irmã Tetê Espíndola. No ano passado, foi feita uma turnê do álbum na Região Metropolitana de São Paulo. Este ano, a proposta é levar a apresentação às cidades do Interior e outros Estados brasileiros. A partir de março, alguns shows serão feitos no Mato Grosso.

Alzira E se juntou a Marcelo Dworecki, Cuca Ferreira, Daniel Verano e Fernando Thomaz pela primeira vez em 2015, e assim nasceu o grupo Alzira E + Corte.

Em suas músicas, a compositora destila uma poesia reflexiva sobre a vida, o tempo e a natureza, enquanto o som do Corte provoca gritos de urgência para a expansão da consciência. O show tem projeções de Marina Thomé, cineasta que fez o filme biográfico da Alzira E, chamado "Aquilo que Nunca Perdi", que venceu o Festival Inedit em 2021.

ALZIRA E 

Com mais de 40 anos de atuação no campo da música, a artista reafirma-se como uma referência para a composição feminina contemporânea brasileira. É compositora, instrumentista, intérprete de sua obra, diretora artística e produtora musical de sua carreira. Tem mais de 160 músicas gravadas. A maioria de suas composições envolve parceiros.

PROGRAME-SE 

Show Mata Grossa – Alzira E + Corte 

QUANDO: Amanhã (dia 20), às 20h 

ONDE: Teatro Sesc Campinas, Rua Dom José I, nº 270 / 333, bairro Bonfim 

Informações: Fone 3737-1500 ou no link https://www.sescsp.org.br/programacao/alzira-e-corte-2/

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por