CADERNO C

Glenn Collard transforma lendas do imaginário em arte

O artista, que captou observações em suas andanças pelos campos, chega com suas obras ao Tote Espaço Cultural em Sousas, na mostra ‘O Colhedor de Lendas’

Da Redação/[email protected]
01/05/2025 às 16:09.
Atualizado em 01/05/2025 às 16:09
As peças expostas são feitas de variados materiais, como metais, pedras, madeiras, couro, objetos em vidro e outros recicláveis (Divulgação)

As peças expostas são feitas de variados materiais, como metais, pedras, madeiras, couro, objetos em vidro e outros recicláveis (Divulgação)

O sombrio mundo das lendas permeia as obras de Glenn Collard, que junta materiais da natureza e os transforma em esculturas inusitadas. Ele é veterinário, especializado em cavalos, e atua na região de Campinas. Mas seu trabalho artístico se aproveita das andanças pelos campos para a coleta de matéria-prima. Suas criações estão permeadas pelos mitos e os ditos populares que povoam as lendas, tão presentes na natureza. A exposição "O Colhedor de Lendas" será inaugurada neste sábado (dia 3) e segue aberta para visitação gratuita até 31 de maio no Tote Espaço Cultural. 

Vindas de um território invisível por meio de sonhos que passam de geração para geração, as lendas normalmente estão relacionadas ao medo, ao desejo e à procura de uma justificativa para os fatos imaginários que, muitas vezes, estão relacionados a sombras ou vultos e sons. "Figuras híbridas surgem do meio da floresta, da água, dos sonhos e do mundo animal causando assombros e tensões. E é assim que as histórias se reescrevem por meio de olhares diferentes em rastros silenciosos de saberes ancestrais", pondera o artista. 

Cada obra criada por ele reflete, por meio das matérias, um gesto ou um mito que fica entre o dito popular e o oculto, onde a verdade é dúbia, mantendo-se num mistério de territórios sem fronteiras. Ele traz para a exposição alguns desses materiais, como os cheiros (extrato de eucalipto e alecrim ou incensos), e sons da mata, emitidos por um bird box. Usa nas peças expostas um misto de materiais como madeiras, pedras, metais, couro, objetos em vidro ou outros recicláveis, velas, e muito mais. E disponibiliza, ao lado de livros sobre lendas, um livro onde o público pode registrar sua lenda ou criar alguma. A exposição tem a curadoria de Norma Viira e Marília Ferraz. 

PROGRAME-SE 

Exposição ‘O Colhedor de Lendas’ 

Quando: Abertura no sábado, dia 3, das 10h30 às 16h. 

Visitação até 31 de maio, com agendamento pelo whatsapp (19) 98351-0084 

Onde: Tote Espaço Cultural Av. Dona Maria Franco Salgado, 260, no distrito de Sousas, em Campinas 

Entrada Gratuita 

Informações: WhatsApp (19) 98351 0084 - Instagram @totecultural - @rota.gc

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por