conexões inovadoras

Galeria do Instituto de Artes da Unicamp está com duas mostras gratuitas

"Barbará", da artista Vitor Bárbara e "Jardim das Cartas", uma interação virtual entre dois países

Cibele Vieira
09/06/2022 às 09:47.
Atualizado em 09/06/2022 às 09:47
Performance realizada na abertura da mostra “Jardim das Cartas” (Michael Henrique)

Performance realizada na abertura da mostra “Jardim das Cartas” (Michael Henrique)

As duas salas da Galeria de Arte do Instituto de Artes (IA) da Unicamp estão ocupadas com experiências interessantes. Na primeira, a artista Vitor Bárbara coloca a cidade como personagem, em uma construção subjetiva, onde olha para as tubulações dos imóveis e as compara com as veias dos relacionamentos. Para mostrar seus conceitos, a artista reúne obras em escultura, videoarte, fotografia, performances e objetos de arte. Já na segunda sala, a experiência se mistura entre o audiovisual e o interativo, colocando os visitantes expostos a várias camadas de materiais digitais, que somam experiências realizadas simultaneamente no Brasil e em Portugal. 

"Barbará: conexões e construções, despejos e produções", da artista Vitor Bárbara se manifesta em diferentes materiais. "Em derivas na cidade em que nasci e cresci, Sumaré, o chão me aponta objetos que reverberam meu processo de construção e de elaborações acerca da vida. A rua me liga a memórias e, de alguma forma, a outras pessoas desconhecidas. Intra e interpessoal", reflete. Um dos objetos que chama a atenção é a de uma bota pendurada em meio a obras de arte. A artista explica que ela "estabelece um posicionamento individual e coletivo contra acontecimentos xenofóbicos, LGBTfóbicos e fascistas vivenciados e relatados durante estadia na cidade do Porto (Portugal)".

Em "Jardim das Cartas - ocupação e instalação interativa em realidade mista", o trabalho tecnológico apresenta interações com professores e artistas em Lisboa (música) e no Brasil (dança). Além das apresentações ao vivo (veja a programação no boxe), a instalação proporciona uma construção de sentidos embaralhando os arquivos digitais de áudio e vídeo. Desta forma, constrói uma rede de informação digital sustentada pelo entrelaçamento dos sentidos dos visitantes e uma imersão multimodal em um jardim. A infraestrutura da mostra é composta por sistemas informatizados e um banco de dados com gravações de áudio e videoclipes. Os visitantes podem interagir assistindo aos vídeos e às performances ao vivo ou visitando o jardim virtual por meio de um QRCode. Participam da mostra os professores Jônatas Manzolli, Daniela Gatti, Mariana Baruco, Alexandre Zamith e Manuel Falleiros.

PROGRAME-SE:

Exposição "Barbará: conexões e construções, despejos e produções"

Quando: até 30 de junho, de segunda a sextafeira, das 9h às 17h - exceto feriados.

Performances Jardim das Cartas

Quando: segunda-feira, 13/06, às 13:30h

Apresentação de dança "Jardim"

Quando: nos dias 15, 22 e 29/06, das 13h30 às 14h30

Performance "Plutocrático" com Vitor Bárbara

Quando: 27/06, às 13h30

Onde: Galeria de Arte do Instituto de Artes da Unicamp (Térreo da Biblioteca Central "Cesar Lattes") - Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/nº, Barão Geraldo

Entrada Gratuita

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por