PROGRAME-SE

Gadje Roma toca em ritmo de jazz cigano neste sábado

Grupo apresenta em Barão Geraldo um repertório com clássicos do jazz manouche, além de composições autorais

Da Redação/ cadernoc@rac.com.br
02/02/2024 às 08:59.
Atualizado em 02/02/2024 às 08:59

Trio do Gadje Roma formado por Ernani Teixeira (violino), Lucas Tchavo (violão manouche) e Estevão Daminelli (violão 'la pompe') (Dalton Yatabe/ @chunfotografia)

O Gadje Roma traz o jazz cigano, ou Jazz Manouche, para Campinas neste sábado, em Barão Geraldo. Grupo formado por Ernani Teixeira (violino), Lucas Tchavo (violão manouche), Estevão Daminelli (violão 'la pompe') e Christian Tatsch (contrabaixo) - este último, excepcionalmente, não vai tocar - apresenta este gênero que, diferente do jazz americano, se caracteriza pelo uso predominante de instrumentos de cordas como os violões e o violino, portáteis e adequados ao estilo nômade dos povos ciganos. O estilo nasceu nos anos 1930 em Paris, nas mãos do violinista cigano Django Reinhardt.

O repertório do Gadje Roma, que vai tocar por duas horas, inclui clássicos de Django Reinhardt, além de algumas composições autorais. Com ritmos dançantes, os músicos vão do swing ao balkan, do samba ao blues, do lirismo ao circo, em uma apresentação marcada por animação e descontração. O grupo, enquanto ainda era trio sem a presença de Ernani, teve um papel central no nascimento do primeiro Festival de Jazz Manouche nacional, evento anual que este ano comemora uma década.

"Meu primeiro encontro musical com o pessoal do Gadje Roma foi na 'sede' nãooficial da banda, uma casa antiga ali na Ponte Preta, de onde saí surpreendentemente renovado de ânimo, imensamente contagiado pelo entusiasmo tão genuíno com que os caras se dedicam a viver essa música com tanta verdade [...]Se fui eu quem os adotou ou eles que me adotaram eu nem sei dizer: o que eu sei é que desde então tenho dado meus pulinhos de idoso me esforçando pra acompanhar o pique desses jovens, nessa simbiose doida que é tentar oferecer aqui e ali alguma remendada experiência enquanto recebo em troca essa alegria deles, como um elixir de juventude", conta o violinista.

Com a chegada de Ernani, o grupo lançou seu primeiro EP, gravado ao vivo e em cassete, e fez sua estreia no palco principal do Festival de Jazz Manouche, em uma tarde de homenagens ao músico Marcelo Modesto, amigo próximo do violinista e grande referência musical campineira que faleceu em 2023.

PROGRAME-SE

Show Gadje Roma

Quando: sábado, 03/02, às 20h

Onde: Battataria - Av. Albino J. B. de Oliveira, 2297, Barão Geraldo

Ingressos: R$ 25

Informações: (19) 3201-1174

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por