O caminho das fotos descartadas e recolhidas por catadores de rua passa por metamorfose nas mãos de artistas que dão novos significados a esses arquivos
Espaço expositivo no Ateliê Casa: mostra em cartaz evidencia a transformação de fotos descartadas no lixo quando passam pelas mãos de artista (Divulgação)
Durante um ano, 28 artistas de diversas localidades mergulharam em um universo diferente, os chamados arquivos "órfãos". Esse grupo ressignificou e transformou em arte inúmeras fotos descartadas no lixo e resgatadas por catadores de recicláveis. Esses arquivos, reunidos no Acho Imagens, de Campinas, foram laboratório de um programa da residência artística conduzida por uma rede de pesquisadores e artistas latino-americanos. O resultado deste trabalho pode ser visto na exposição "Fábulas de Arquivos - entre feitiços e metamorfoses" aberta para visitação no Ateliê Casa até 10 de setembro, com entrada gratuita.
Conduzido de forma virtual pelos curadores Fabiana Bruno (Brasil) e Óscar Martínez (Colômbia), o programa de residência artística resultou no trabalho com fotografias, colagens, vídeos e instalações expostos para visitação pública. "Nada sabemos de antemão, mas as imagens, todas elas, secretamente sussurram devires", diz o texto dos curadores da exposição. Para Fabiana, que orientou parte do trabalho, "os arquivos de imagens são coisas magnéticas. Diante deles, sentimo-nos enfeitiçados e rendidos por uma enigmática paixão. Talvez, hipnotizados por aquilo que justamente nos escapa".
PROGRAME-SE
Exposição "Fábulas de arquivos- entre feitiços e metamorfoses"
Quando: até 10/09 com visitação aos sábados (20/8, 27/8, 3/9 e 10/9) das 14h às 17 ou de segunda a sexta sob agendamento pelo WhatsApp: 99107-3002
Onde: Ateliê Casa - Rua Maestro Agide Azzoni, 320, Chácara da Barra
Entrada Gratuita
Informações: @ateliecasacampinas e @acho_imagens