CULTURA

Foco nos Aviões

O fotógrafo campineiro Osvaldo Furiatto lança um livro de fotos das aeronaves mais icônicas que operaram no Aeroporto de Viracopos

Da Redação/[email protected]
09/06/2024 às 11:12.
Atualizado em 09/06/2024 às 11:12
O livro contém 82 fotos de aeronaves que operaram no Aeroporto de Viracopos, dentre as quais do Airbus Beluga, capaz de transportar seções de fuselagem de outros aviões e grandes cargas (Divulgação)

O livro contém 82 fotos de aeronaves que operaram no Aeroporto de Viracopos, dentre as quais do Airbus Beluga, capaz de transportar seções de fuselagem de outros aviões e grandes cargas (Divulgação)

Um amante da aviação é como o fotógrafo e designer Osvaldo Furiatto se autodenomina. Embora tivesse o sonho de ser piloto militar durante a infância e adolescência, Osvaldo seguiu o caminho da arte, primeiro como desenhista e depois como fotógrafo. Em determinado ponto da carreira, ele uniu sua paixão com a arte e já era considerado um spotter, como são conhecidos os fotógrafos amadores e profissionais que registram o mundo da aviação e dos aviões. Agora, ele lança o livro "The Best Of Cargo Airplanes In Viracopos Airport" ("O melhor dos aviões cargueiros no Aeroporto de Viracopos"), de 72 páginas, contendo 82 fotos das aeronaves mais icônicas que operaram no aeroporto, além de um infográfico exclusivo com informações do mercado de carga.

"Durante o tempo que trabalhei como ilustrador e infografista na mídia jornalística tradicional, fiz muitos desenhos relacionados à aviação, parece que ela nunca deixou de fazer parte de minha vida", conta Osvaldo. A fotografia entrou na vida do artista como um hobby e, para aprimorar suas técnicas, registrava vários temas, dos mais simples aos mais complexos, inclusive os aviões.

Quando adquiriu um nível de conhecimento bem desenvolvido na fotografia, ele começou a misturar um pouco de hobby com trabalho. "Foi nesse momento que comecei a fotografar aviões militares, geralmente uma área mais difícil, tanto pelo acesso como pela velocidade dos caças, é preciso ser certeiro", conta Furiatto.

Em 2019, ele participou de um "Spotter Day" no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Esse tipo de evento é realizado em aeroportos, para que os aficionados possam registrar imagens das aeronaves bem de perto. "Foi no Spotter Day de Viracopos que eu me encantei pelos aviões de carga e decidi ali que passaria a fotografá-los também", diz. A partir daí passou cinco anos "caçando" os maiores, ou mais exóticos, ou mais raros, ou mesmo aqueles que, de uma forma ou outra, chamavam a atenção na aviação. Em eventos ou sozinho, debaixo de Sol ou de chuva, na beira das estradas e ruas que cercam o aeroporto, nos morrinhos ou nos spotter points (pontos de observação) que ficam no entorno de Viracopos, o artista foi criando sua coleção de imagens.

No final de 2023, decidiu juntar todo o seu conhecimento e o material que produziu neste período e criar um livro com o que tinha de melhor. Foi nesse momento que nasceu "The Best Of Cargo Airplanes In Viracopos Airport" ("O melhor dos aviões cargueiros no Aeroporto de Viracopos"). A publicação mostra as principais aeronaves e companhias que operaram no aeroporto entre os anos de 2019 e 2023. Cada foto exibe também informações como modelo da aeronave, matrícula e nomes das liverys (pinturas) especiais. Entre os destaques, ele cita o exótico Airbus Beluga, quatro aeronaves diferentes da Antonov, muitas fotos do icônico Boeing 747, além de várias outras. Informações no site do autor https://loja.osvaldofuriatto.com. br ou nos sites da Amazon, Mercado Livre ou Estante Virtual, além dos perfis no Instagram @spotterfotos e @lojaof_oficial.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por