Mostra Musical Campinas Independente chega à 11ª edição, a partir de amanhã
Integrantes do grupo musical Guilherme Lamas Trio (Divulgação)
Abrir espaço para que novos talentos de Campinas e região possam apresentar seus trabalhos. Este é o objetivo da Mostra Musical Campinas Independente, realizada pela Fnac, que está em sua 11a. “Todos os anos a Fnac dá oportunidade para novos talentos se apresentarem. Temos muita procura e buscamos atender a todos ao longo do ano. Mas, sempre em fevereiro, realizamos a mostra como forma de centralizar algumas apresentações”, explica a gerente de programação da Fnac Campinas, Monica Marly Nassin.
Ela explica que, para selecionar os grupos para a Mostra, são considerados quesitos como estilo e se não se apresentou em edições anteriores, além de levar em conta a opinião do público. “Este ano, demos preferência para o samba, mas abrangemos também outros gêneros musicais como choro e bossa nova”, adianta Monica.
“A Fnac é um lugar onde todas as culturas são compartilhadas, todas as paixões são estimuladas e que oferece uma oportunidade para que o público conheça o que há de melhor na nova geração musical de Campinas e região”, afirma Monica.
Abrindo a programação musical, nesta quarta-feira (20), o choro de Guilherme Lamas Trio, formado por Guilherme Lamas no violão sete cordas solo, Murilo Begnami no violão sete cordas base e Roberto Amaral no pandeiro. O trio busca uma sonoridade peculiar e toca choro e suas vertentes, tendo como influências os compositores Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Canhoto da Paraíba, Ernesto Nazareth, Garoto e Radamés Gnattali.
Na quinta (21), o palco será ocupado por Maíra Guedes e os Baluartes, que apresentam o resultado de encontros criativos da manifestação cultural do samba, sua cadência e sua liberdade de expressão. Os Baluartes é composto por Diogo Nazareth, Leandro RP, Rafael Yasuda e Fernando Roberti. O grupo de compositores se reúne para compor e compartilhar seu samba. Maíra, que é cantora e compositora, se apresenta em bares e casa noturnas de Campinas e região em carreira solo e com o grupo de samba Moringa de Sinhá, composto só por mulheres. O grupo também faz parte do projeto Sibipiruna, que ocorre mensalmente em Barão Geraldo.
A mostra continua na semana que vem, com apresentações do cantor, compositor e violonista Rodrigo Duarte na terça, 26; do sambista Gustavo Scaranelo, na quarta, 27; e da cantora Bruna Volpi, na quinta, 28, fechando a programação.
Exposição
Uma exposição de caricaturas do quadrinista Bira Dantas recepciona o público no espaço de apresentações. Dantas, entre outros trabalhos, foi desenhista do gibi Os Trapalhões, é professor de charge, cartum e caricaturas, adaptou para os quadrinhos obras literárias como Memórias de um Sargento de Milícias, Dom Quixote de La Mancha e O Ateneu. É autor da tirinha Tatuman, publicada diariamente no Caderno C.
Serviço
11a Mostra Musical Campinas Independente
Nesta quarta (20) — Guilherme Lamas Trio
Quinta (21) — Maíra Guedes e Os Baluartes
Dia 26/2 — Rodrigo Duarte
Dia 27/2 — Gustavo Scaranelo
Dia 28/2 — Bruna Volpi
Sempre às 19h
Na Fnac Campinas - Parque D. Pedro Shopping (Av. Guilherme Campos, 500 - Santa Genebra). Telefone: (19) 2101-2000
De graça