NESTE DOMINGO

Flautins Matuá lança sua nova turnê em Campinas

Show ‘Na pisada’ é o novo espetáculo do grupo campineiro de pífanos que celebra 23 anos de carreira e faz apresentação gratuita em Barão Geraldo neste domingo

Cibele Vieira/[email protected]
16/04/2025 às 15:05.
Atualizado em 18/04/2025 às 14:23
O grupo Flautins Matuá passeia por diversos ritmos, mostrando a diversidade de influências, numa mistura da tradição com o urbano (Dalton Yatabe)

O grupo Flautins Matuá passeia por diversos ritmos, mostrando a diversidade de influências, numa mistura da tradição com o urbano (Dalton Yatabe)

O show "Na Pisada" é a versão para os palcos do álbum que leva o mesmo nome, lançado pelo grupo campineiro Flautins Matuá em 2020 e tem 1h20 de duração. Com novos elementos de arranjos e aparatos técnicos, o grupo abre sua turnê em Campinas, no distrito de Barão Geraldo — onde foi formado — e depois segue para apresentações em cidades cariocas. O show de abertura é gratuito e será no domingo de Páscoa, dia 20, às 18h, no Reúne, Comida & Cultura. 

Passeando por diversos ritmos, "Na Pisada" mostra a diversidade de influências do grupo, misturando a tradição com o urbano, o Brasil com o mundo, o ancestral com o novo. "Esse é um disco que reverbera parte das influências e experimentações artísticas com as quais tivemos contato dentro das culturas populares do Brasil e do mundo ao longo de nossa trajetória, e traz também um quê de música popular mais urbana e moderna", comenta Fernando Tocha, um dos músicos do grupo. 

A sonoridade do álbum traz instrumentos tradicionais como o pífano (flauta de bambu) e a viola caipira de cabaça, ambos com efeitos, experimentando a mudança de timbres com a psicodelia da tecnologia no som, além do charango andino, do baixo elétrico e um arsenal de percussões e samples. 

O Flautins Matuá é formado pelos músicos Fernando Tocha (pífano e voz), Iago Tojal (pífano, percussão e voz), João Arruda (viola caipira, charango, percussão voz), Yandara Pimentel (percussão e voz), Marcelo Falleiros (contrabaixo, percussão e voz) e Cris Monteiro (percussão e voz). 

O grupo campineiro que tem o universo poético popular brasileiro como maior inspiração foi criado em 2002 e vivencia a cultura brasileira na forma de danças, ritmos, cantos e instrumentos tradicionais. O atual projeto foi viabilizado pelo edital Sesc Pulsar 2025 e, além da apresentação em Campinas, vai circular por quatro cidades cariocas: Rio de Janeiro, Petrópolis, Barra Mansa e Teresópolis.

PROGRAME-SE 

Show ‘Na Pisada’ — Flautins Matuá 

Quando: Domingo, dia 20, às 18h 

Onde: Reúne, Comida & Cultura, Rua Manoel Antunes Novo, 481, Cidade Universitária, distrito de Barão Geraldo, em Campinas 

Entrada Gratuita 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por