Filme mineiro venceu no Festival de Gramado deste ano os prêmios de Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e Prêmio Especial do Júri (Divulgação)
O filme “Marte Um” foi o escolhido para representar o Brasil na disputa por uma das cinco vagas na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2023, cuja cerimônia está prevista para acontecer em 12 de março. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema nesta segunda-feira. O drama, que tem direção de Gabriel Martins, concorria com outros cinco finalistas escolhidos pela Academia Brasileira de Cinema: "A mãe", de Cristiano Burlan, "A viagem de Pedro", de Laís Bodanzky, "Carvão", de Carolina Markowicz, "Pacificado", de Paxton Winters e "Paloma", de Marcelo Gomes.
“Marte Um” acompanha a história de uma família negra da periferia de Contagem, MG, que busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita. Ao longo do filme a narrativa evidencia as lutas e tensões vividas pelo casal Tércia e Wellington, assim como as descobertas de seus filhos Deivid e Eunice. Segundo Bárbara Cariry, presidente da Comissão de Seleção, "o filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas. ‘Marte Um’ sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país", finalizou ela
O filme mineiro estreou em janeiro no Festival de Sundance, nos Estados Unidos, e venceu no Festival de Gramado deste ano os prêmios de Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical, e Prêmio Especial do Júri. Ele estreou nos cinemas brasileiros no dia 25 de agosto. Nos cinemas de Campinas, o filme ainda não foi exibido.