PROGRAME-SE

Filme campineiro que aborda medos e solidão terá exibição gratuita

O cineasta Gê Filho faz exibição de seu novo filme “Fuga de Kairós” na próxima terça, dia 5, no CEI Campinas

Cibele Vieira/ cadernoc@rac.com.br
04/03/2024 às 08:21.
Atualizado em 04/03/2024 às 08:22

Toda a produção do filme “Fuga de Kairós” foi realizada em Campinas, tendo Joaquim Egídio e o Museu da Imagem e do Som (MIS) como cenários (Divulgação)

O terceiro filme do premiado cineasta campineiro Gê Filho — “Fuga de Kairós” — aborda questões da saúde mental, um tema recorrente em sua obra. Ele adaptou para o cinema um conto escrito por Dimaz Restivo e toda a produção foi feita por profissionais atuantes em Campinas, inclusive a cenografia criada pelo artista plástico Jésus Sêda. As captações de imagens foram feitas em Joaquim Egídio e na estrada velha de Indaiatuba, enquanto as imagens internas tiveram como cenário o Museu da Imagem e do Som (Mis-Campinas), que também sediou o lançamento para convidados em 31 de janeiro. Nessa primeira exibição aberta, na próxima terça-feira, o acesso será gratuito no Centro Educacional Integrado Padre Santi Capriotti (CEI Campinas), na Vila Itapura.

Vivência, imaginação e reconstrução são as palavras que definem a dinâmica do filme, segundo seu produtor. “O personagem Kairós – interpretado pelo ator e autor da trama Dimaz Restivo – tem traumas e culpas que se transformam em personagens reais que ele precisa enfrentar e dominar”, conta Gê Filho. Ele trabalhou na linha jungiana (psiquiatra e psicoterapeuta suíço C. G. Jung, fundador da psicologia analítica) e é dele a frase que abre o filme: "vocês são sempre o seu próprio falante e o seu próprio ouvinte; estão sempre procurando a sua própria luz, os seus próprios olhos. E, então, podem personificar a consciência como a sua parceira diária, a ocorrência diária; podem até amaldiçoar a sua consciência como seu único companheiro”.

O elenco é formado por Dimaz Restivo (“Kairós”); Fernanda Pozza (“Brisa”), Mirella Queiroz (“Dolores”); Wagner Kampynas (“Antigonas”) e Silvio Leme (“Passareli”). A trilha sonora foi composta pela dupla campineira “Fenrir’s Scar Duo”, formada pelo músico André Baida e pela vocalista Desireé Rezende. Rudah Silva responde pela direção de fotografia e a cenografia é de Jésus Sêda, cenógrafo, artista plástico e diretor de arte que criou, entre outros sucessos, os bonecos do Castelo Rá-Tim-Bum e do Bambalalão, programas da TV Cultura. Já o autor do texto que deu origem à “Fuga de Kairós”, Dimaz Restivo, atua como ator, diretor de teatro, escritor, Ilustrador e arteterapeuta.

A direção, produção e roteiro do filme foram de Gê Filho, cineasta que atua também como produtor audiovisual, roteirista, humorista e pesquisador da linguagem da improvisação teatral, além de escrita criativa, comunicação e linguagem corporal em um canal com mais de 20 mil inscritos.

Entre seus trabalhos mais recentes, estão o quadro humorístico para TV "Humor no Ponto Gê” (2019/2020), a produção do longa-metragem “Amanhã você vai embora”, selecionado em 13 festivais nacionais e internacionais e premiado como Melhor Longa-Metragem no “All That Moves Internacional Film Festival” (2021). Em 2022, produziu o curta-metragem “10 Reais”, selecionado em 12 festivais de vários países e vencedor dos prêmios de Melhor Roteiro de Curta-Metragem (Brasil,2022) e de Justiça Social no “Impact Short Film Festival” ao diretor e atores (Seattle, EUA, 2022).

PROGRAME-SE

Filme “Fuga de Kairós”

Quando: Terça-feira, dia 5 de março, às 19h30

Onde: CEI Campinas – Rua Coronel Quirino, nº 1.856 – Vila Itapura

Entrada Gratuita

Informações: Instagram @EUDAEMONIAPD

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por