Com o tema ‘Fevereiro o Ano Inteiro’, o Festival Internacional de Teatro de Campinas celebra suas 18 edições lançando a programação e já antecipando a venda de ingressos
O Feverestival terá uma grande variedade de atividades: shows, espetáculo com temática circense, encontros, reflexões e momentos de lazer (Divulgação)
Entre 28 de junho e 6 de julho, Campinas sedia o Feverestival, com atrações nacionais, internacionais e um leque diversificado de espetáculos para todas as idades, shows, encontros, reflexões e momentos de lazer. Além das apresentações no Teatro Castro Mendes, o evento se estende por outros espaços como a Casa de Cultura Tainã, o Sesc, Sesi Amoreiras, Praça Bento Quirino, Teatro Barracão, Estação Cultura e Sala dos Toninhos. A maioria dos eventos é gratuita e quando há cobrança de ingressos, o valor máximo é de R$ 30.
Além das atrações selecionadas pela convocatória, que registrou um recorde de 743 inscrições de todo o Brasil, a programação do festival incluiu convidados especiais de Campinas e região, e também de Moçambique e Argentina. "Os espetáculos estão dentro da temática de sentir o calor de ser fevereiro o ano inteiro, em pleno Inverno, e a gente espera que todo mundo possa sentir isso de perto", diz Bruna Schroeder, que compartilha o núcleo de coordenação do evento com Cauê Moreira, Dandara Lequi, Dudu Ferraz, Francisco Barganian, Juliana Kaneto e Mariella Siqueira. Tem o apoio de leis de incentivo e o envolvimento de várias entidades.
O tema deste ano lembra a celebração, a diversidade, a brincadeira, por isso, o festival terá uma programação com espetáculos divertidos que promovam a convivência entre gerações. Um dos destaques será a abertura, com o espetáculo "Auto da Compadecida", do Grupo Maria Cutia, de Belo Horizonte (MG). "Resolvemos colocar esse espetáculo na abertura para trazer um pouco dessa ideia do Carnaval que é vivido por todas as pessoas. É um espetáculo que a gente espera que todos queiram estar presentes para assistir com a gente", diz Bruna. Após o evento, na Praça Correia de Lemos (em frente ao Teatro Castro Mendes), haverá a apresentação gratuita do grupo de maracatu de baque virado de Campinas, o Maracatucá.
Depois de algumas edições sem atração internacional no Teatro Castro Mendes (desde 2018), este ano foi incluído o espetáculo "Histórias Recicladas", do grupo Urraka, da Argentina, no dia 5 de julho. Com classificação livre, ele traz a estética e a temática circense. Bruna comenta estar com "bastante expectativa para ver gerações diferentes lotando o teatro e assistindo não só a uma produção internacional, mas algo que vai atrair a família campineira para sentir e fruir nisso". Em âmbito internacional, haverá também a peça nos "Tempos de Gungunhana", do artista Klemente Tsamba, de Moçambique, na semana de abertura (Teatro Barracão, em 30 de junho).
Outros destaques são os dois sábados com programação imersiva. O primeiro, na Estação Cultura e o segundo, na Casa de Cultura Tainã. "A proposta desses dois dias é que a pessoa vá no começo da programação e consiga ficar, assistir diversos espetáculos, apresentações musicais e usufruir das opções gastronômicas que estarão nos espaços. Esse caráter mais imersivo, desses dois dias, é um diferencial desta edição", ressalta Bruna. Alguns espetáculos terão acessibilidade comunicacional, com tradução em Libras e/ou Audiodescrição, medidas que já fazem parte do evento há alguns anos. Uma atividade diferenciada que acontecerá no encerramento (dia 06/07) na Casa de Cultura Tainã) é o FestEre Mediação de Leitura, uma ação de estimulo à leitura por meio da curiosidade e engajamento, com experiências e vivências para leitores e mediadores.
O festival nasceu em fevereiro de 2003, no mês mais festivo da cultura brasileira, por isso o nome Feverestival. Este ano é a terceira edição que acontecerá fora do mês de fevereiro e os organizadores decidiram pela temática "Fevereiro o Ano Inteiro" para celebrar essa mudança. "Mais do que manter uma relação com a data é o esforço de realizar a edição do festival e, independente do momento do ano, o nosso desejo é que o Feverestival sempre exista", diz. Ela explica que essa temática pretende "evocar todas as qualidades de fevereiro: o Carnaval, a alegria, o calor, e trazer toda essa energia para o agora, em qualquer época que o festival aconteça".
PROGRAME-SE
Festival Internacional de Teatro de Campinas
Quando: De sexta-feira, dia 28 de junho até sábado, dia 6 de julho em diversos horários
Onde: Teatro Castro Mendes, Casa de Cultura Tainã, Sesc, Sesi Amoreiras, Praça Bento Quirino, Teatro Barracão, Estação Cultura e Sala dos Toninhos.
Programação completa: https://www.feverestival.com.br/
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.