Arte visual

Festival Hercule Florence termina esta semana no Mis Campinas

Evento conta com a abertura de mais duas exposições, oficina e workshop

Correio
correiopontocom@rac.com.br
22/10/2012 às 19:58.
Atualizado em 26/04/2022 às 20:00

Nesta semana, o Festival Hercule Florence invade o Museu da Imagem e do Som (Mis) com variada programação que se estende até o dia sábado (27). Mais duas exposições são abertas nesta segunda-feira (22), às 19h: Olhar Estrangeiro 2 e FotoRetrospectiva 2011, da Arfoc. A primeira trata-se de uma coletiva mostrando diferentes olhares dos fotógrafos Renato Cantuso, Tiago Navas, Ronaldo Ferreira, Rogério Capela, Amanda Paluzzi e Camila Carrazzato. Já a segunda são 80 fotos escolhidas em concurso e feitas em 2011 por profissionais da Arfoc (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo). As informações são da assessoria de imprensa.

Vinte destas imagens homenageiam João Bittar, repórter fotográfico e editor de fotografia, falecido em dezembro passado. Meio ambiente, esportes, catástrofes e artes são os temas das imagens selecionadas. Esta exposição já esteve em diversos locais do País antes de chegar a Campinas.

Palestras e oficina

Também nesta segunda tem início o II Ciclo de Palestras Imagens de um Sonho, no Mis, que vai acontecer até sábado (27), com temas diversos, tais como como light painting - a técnica de fotografar em baixa velocidade movendo um ponto iluminado, que forma uma luz contínua - fotografias de espetáculos, fotografia da natureza, entre outros. Questões administrativas também são contempladas nas palestras: como aprender a abrir uma empresa e quanto cobrar por um serviço, para que a fotografia e seus profissionais sejam mais valorizados.

Na quinta-feira (25), às 19h, representantes da Arfoc ministram palestra no campus I da Puc-Campinas e na sexta (26) e sábado (27), Paulo Whitaker, um dos grandes nomes da fotografia mundial, ministra a oficina Captação e Edição de Imagens na Oficina Hilda Hilst, com inscrição gratuita para fotógrafos com mais de dois anos de experiência. Paulo Whitaker é repórter fotográfico desde 1982. Trabalhou na Folha de S. Paulo, Agência Angular, AFP e Reuters. Cobriu eventos nacionais e internacionais sobre temáticas como esportes, política, conflitos, meio ambiente, Jogos Olímpicos e Copa do Mundo.

Festival

O Festival Hercule Florence foi criado em Campinas em 2007 para homenagear o fato de o criador da fotografia ter escolhido a cidade para se estabelecer após expedições pelo mundo, em 1830. Florence tornou-se um especialista em reprodução de imagens e criou a “polygraphie”, a qual simplificava a impressão simultânea das cores primárias. Em 1832, começou a realizar experiências para elaborar uma maneira de “imprimir” por meio da luz solar, em papel sensibilizado com nitrato de prata. Conseguiu como resultado, depois de um ano de pesquisas, realizar cópias fotográficas de desenhos, as quais ele chamou de “photographie”.

Serviço

Exposições Olhar Estrangeiro 2 e FotoRetrospectiva 2011

No Mis Campinas – Palácio dos Azulejos (Rua Regente Feijó, 859 – Centro). Telefone: (19) 3733-8800

De segunda a sexta, das 9h às 20h

II Ciclo de Palestras Imagens de um Sonho

No Mis, até sábado

Inscrições e informações pelo e-mail nucleodefotografiadecampinas@yahoo.com.br

Oficina de fotojornalismo – captação e edição de imagens, coordenada por Paulo Whitaker

Na Oficina Cultural Hilda Hilst (Rua Ferreira Penteado, 1.203 – Cambuí) – Campina

Sexta (26) e sábado (27)

Informações e inscrições pelo e-mail campinas@oficinasculturais.org.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por