CINEMA DO MUNDO TODO

Festival Filmelier traz 20 filmes inéditos para as telonas de Campinas

Evento conta com várias produções com diretores renomados e com passagens por festivais

Aline Guevara/ [email protected]
18/04/2023 às 09:48.
Atualizado em 18/04/2023 às 09:48
Os títulos que integram a programação do festival podem ser assistidos nas salas das redes Cinépolis e Kinoplex até 10 de maio (Divulgação)

Os títulos que integram a programação do festival podem ser assistidos nas salas das redes Cinépolis e Kinoplex até 10 de maio (Divulgação)

O Festival Filmelier no Cinema traz para Campinas - e para outras 23 cidades espalhadas pelo país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Recife e Manaus - 20 filmes inéditos no circuito de cinemas comerciais. A programação começa na quarta-feira (19) e segue até 10 de maio com sessões em salas de cinema da cidade. 

A seleção é bastante plural e conta com filmes recentes de diretores renomados do mundo todo, mas que não haviam ainda ganhado distribuição nos cinemas comerciais brasileiros. "Enxergamos o festival como uma plataforma para apresentar filmes independentes em salas e cidades fora do circuito tradicional que os receberia, com o objetivo de atrair novas audiências para os cinemas", diz Fabio Lima, CEO da Sofá Digital, empresa que organiza a mostra. O festival selecionou os títulos em parceria com as distribuidoras Synapse Distribution, Imovision, A2 Filmes, Mares Filmes, BF e Pandora. 

Entre os destaques na programação está o potente drama iraniano "Sem Ursos", o mais recente filme do diretor Jafar Panahi. O cineasta, conhecido por produção crítica ao governo do seu país, passou sete meses preso no Irã acusado de "propaganda contra o sistema". Ele foi libertado em fevereiro deste ano após pagamento de fiança. "Sem Ursos" insere Panahi como personagem em uma história que brinca com os limites entre ficção e realidade. Protagonista, o diretor acompanha as gravações de seu filme à distância, graças às limitações impostas a ele: enquanto pela tela do notebook direciona as filmagens da narrativa de um casal tentando fugir do país, fora dela o cineasta se vê envolvido em uma complexa trama que inclui um jovem casal apaixonado que está se voltando contra as tradições locais. O filme foi o grande vencedor do Prêmio Especial do Júri do Festival de Veneza em 2022. 

Outro título que vale a atenção é "Blue Jean", também premiado no ano passado no Festival de Veneza. Dirigido pela britânica Georgia Oakley, a história se passa em 1988, no Reino Unido, sob o regime de Margaret Thatcher. O longa entrega uma poderosa e emocionante performance da atriz Rosy McEwen, que vive a professora Jean, mulher lésbica que acaba escondendo a sua sexualidade dos colegas e das alunas diante de uma massiva campanha do governo contra os direitos LGBTA+. Já em "Uma Noite em Haifa", vemos a narrativa desenvolvida pelo renomado diretor israelense Amos Gitaï. O filme, que integrou a seleção oficial do Festival de Veneza 2020, acompanha uma noite em um clube na cidade portuária de Haifa, em Israel, onde israelenses e palestinos se encontram, histórias se chocam e algumas mulheres bastante diferentes em objetivos e crenças se destacam. 

Outros títulos que estão no festival merecem destaque na programação: o drama de guerra francês "Herói de Sangue", protagonizado e produzido por Omar Sy (do filme "Intocáveis" e da série "Lupin"), é até o momento, uma das maiores bilheterias de 2023 na França; a produção biográfica "Tesla - O Homem Elétrico", estrelado por Ethan Hawke, narra a vida do visionário inventor que contribuiu para o projeto do sistema de fornecimento de eletricidade; e a comédia brasileira "Barraco de Família", estrelada por Cacau Protásio e dirigida por Maurício Eça, vai ganhar sessões de pré-estreia durante o evento. Para conferir quais são os dias e horários das sessões de cada filme, basta acessar o site https://festivalfilmelier.com.br/

 Confira a lista de todos os filmes que participam do festival:

✔ Blue Jean (Blue Jean), dirigido por Georgia Oakley.

✔ O Último Soldado (The Chinese Widow), dirigido por Bille August.

✔ Três Mulheres - Uma Esperança (Lost Transport), dirigido por Saskia Diesing.

✔ Meu Vizinho Adolf (My Neighbor Adolf), dirigido por Leon Prudovsky.

✔ Além do Tempo (Zee Van Tijd), dirigido por Theu Boermans.

✔ Tesla: O Homem Elétrico (Tesla), dirigido por Michael Almereyda.

✔ 99 Luas de Paixão (99 Moons), dirigido por Jan Gassmann.

✔ Barraco de Família, dirigido por Mauricio Eça.

✔ Infiltrada: Golpe de Vingança (Catch The Fair One), dirigido por Josef Kubota Wiadyka.

✔ Uma Nova Paixão (Dirt Music), dirigido por Gregor Jordan.

✔ O Lugar da Esperança (Herself), dirigido por Phyllida Lloyd.

✔ Uma Noite em Haifa (Laila in Haifa), dirigido por Amos Gitaï

✔ O Falsificador (Der Passfälscher), dirigido por Maggie Peren.

✔ Os Filhos dos Outros (Les enfants des autres), dirigido por Rebecca Zlotowski.

✔ Herói de Sangue (Tirailleurs), dirigido por Mathieu Vadepied.

✔ A Noite do Dia 12 (La nuit du 12), dirigido por Dominik Moll.

✔ Querida Zoe (Dear Zoe), dirigido por Gren Wells.

✔ Rodeo (Rodeo), dirigido por Lola Quivoron.

✔ A Sindicalista (La syndicaliste), dirigido por Jean-Paul Salomé.

✔ Sem Ursos (Khers nist), dirigido por Jafar Panahi. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por