Roberto Santucci é aquele diretor que os críticos amam odiar. Sua lista de sucessos é imensa, mas são filmes de comédia com nomes conhecidos da televisão
Amigos vão passar o feriado prolongado em uma casa na praia, só que as esposas não se conhecem muito e daí começa a confusão (Divulgação)
Roberto Santucci é aquele diretor que os críticos amam odiar. Sua lista de sucessos é imensa, mas são filmes de comédia com nomes conhecidos da televisão. As séries De Pernas pro Ar, Até Que a Sorte nos Separe, etc. Santucci tem uma noção muito clara do cinema que faz. Seu objetivo, segundo as próprias palavras, "é manter a indústria rodando para que outros diretores também possam fazer seus filmes". Dentro desse conceito — filmes que tenham identificação popular para faturar na bilheteria —, ele propõe agora um tema que já foi visitado pelo cinema de Hollywood. As férias frustradas. No caso brasileiro, Os Farofeiros. Acostumado a trabalhar com nomes conhecidos da televisão e do cinema, Santucci dessa vez abre o leque. Maurício Manfrini, Cacau Protásio, Danielle Winits, Aline Riscado, Nilton Bicudo, etc. Basicamente a trama diz respeito a quatro casais que espelham a diversidade social brasileira. Tem desde a perua da zona sul (Danielle) até figuras mais representativas de estratos mais baixos e até da periferia. O filme começa numa festa de escritório, com piadas muito vulgares —mas menos do que qualquer espiada da câmera indiscretas do BBB. Com seu roteirista Paulo Cursino, Santucci se permite brincar à vontade. Seu tema não deixa de ser o próprio cinema. Se uma cena cria uma multiplicidade de telas dentro da tela, flagrando a reação do público — mas qual público? —, o filme também flerta com o terror. "A cena do filme dentro do filme é do Paulo Cursino, a da piscina é minha. Pensei num terror tipo O Chamado, mas é impressionante a releitura que cada um faz das coisas. Teve gente que viu Carrie, a Estranha". Rir talvez seja a solução nesse país de ficão científica que virou o Brasil, mas há um olhar generoso para a ‘crise’. Demitir não resolve o problema no escritório. É desumano. O chefe (negro, uma inovação?) aposta em soluções criativas como filme. O FILME Um grupo de amigos resolve viajar juntos em um feriado prolongado em uma casa de praia. Mas as esposas não se conhecem muito e, além disso, imprevistos acontecem. Resultado: vai rolar muita confusão em Os Farofeiros.