Entrada Gratuita

Fabiola Beni apresenta as novas abordagens da viola feminina

O show "Violeiras Fora da Caixa" mostra os sotaques do folk, do rock e do jazz conectados às referências regionais da música brasileira tocada na viola por mulheres

Cibele Vieira/ [email protected]
03/12/2023 às 10:55.
Atualizado em 03/12/2023 às 10:55
A violeira Vitória Brasil traz para o palco do Sesi as músicas autorais que nasceram com o projeto "Violeiras Fora da Caixa", que começou em 2015 com o objetivo de conhecer jovens instrumentistas (Piu Dip)

A violeira Vitória Brasil traz para o palco do Sesi as músicas autorais que nasceram com o projeto "Violeiras Fora da Caixa", que começou em 2015 com o objetivo de conhecer jovens instrumentistas (Piu Dip)

A viola é um instrumento tradicionalmente tocado por homens, mas as mulheres têm ampliado sua participação nos palcos, com talento e inovações. Neste domingo, 3, às 16h, o trio de instrumentistas formado por Fabiola Beni (voz, viola) Rosana Bergamasco (voz, violão/ viola) e Jéssica Braz Nunes (sanfona) se apresenta gratuitamente no palco do Sesi Amoreiras. "Ser uma artista fora da caixa é um desafio muito grande, porque o ambiente de trabalho que a viola está inserida é predominantemente dominado por homens. Percebo que é um ato de resistência e coragem", relata Fabiola.

O show de1h15 tem o mesmo nome do último álbum lançado por Fabiola, e será todo autoral. O projeto "Violeiras Fora da Caixa" foi idealizado a partir de uma pesquisa que começou em 2015 por ela, para conhecer novas violeiras e os caminhos que a viola vem tomando com jovens instrumentistas. Em suas dez composições (que estão disponíveis nas plataformas digitais), a musicista carrega referências regionais da música caipira, além dos estilos musicais mais contemporâneos como o folk, indie pop e o jazz, com a proposta de se conectar com a música raiz brasileira através de novas abordagens. Todas as músicas contam com os arranjos das violeiras Camila Menezes, Letícia Leal e Marina Ebbecke.

Fabiola Beni vem da região noroeste paulista, nasceu em um sítio no município de Vitória Brasil, SP. Foi influenciada desde a infância pela música e pela cultura tradicional local, como as rodas de viola e as festas de São João e Santos Reis. Quando se graduou em Letras pela Unesp de Araraquara, já se apresentava com voz e violão em um trio de MPB. Depois atuou como produtora, cantora, guitarrista e cavaquinista, passou pelo pop soul, pelo blues, pelo samba funk, e participou de um grupo de teatro infantil com suas composições, além de coordenar oficinas de musicalização para crianças, jovens e idosos. Em 2015 lançou seu primeiro álbum e em 2019 iniciou sua carreira solo, produzindo um álbum, dois EPs e seis singles. O álbum instrumental “Fabiola Beni & Violeiras Fora da Caixa” é seu trabalho mais recente.

PROGRAME-SE

Show "Violeiras Fora da Caixa"

Quando: domingo, 3/12, às 16h

Onde: Teatro do Sesi Amoreiras - Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália

Entrada Gratuita

Informações: Tel.: (19) 3772-4100 - Instagram: @sesicampinasamoreiras @fabiolabenii

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por