A mostra une arte, sustentabilidade e tecnologia, e conta com a interação de bonecos de Ecotoy Art conectados à inteligência artificial
Na obra ‘Pato Galático’, da artista Saramello (Sara Mello), as formas e texturas podem ser reveladas pelo tato por pessoas com deficiência visual (Divulgação)
A exposição "Ecotoy ART GPT: As embalagens têm muito a dizer!" chegou no final de 2024 ao Espaço Galeria do Centro Cultural Sesi Campinas Amoreiras, onde permanece aberta para visitação até 9 de março. O projeto Ecotoy ART GPT é a união da arte, sustentabilidade e tecnologia para dar vida a 15 obras de arte com embalagens reutilizadas que seriam destinadas ao lixo. Elas foram criadas por 12 jovens artistas em uma jornada criativa e de conscientização ambiental.
Integram a mostra os bonecos de Ecotoy Art, conectados à inteligência artificial para informar sobre a história de cada obra como um recurso de educação ambiental.
Utilizando embalagens descartadas e técnicas variadas, os artistas deram vida a obras sustentáveis, como pássaros coloridos, robôs, bonecos e montagens. Uma das instalações, de autoria da artista Micha (Michele Freitas), recebeu o nome “Pescador de Emoções” e mostra um celular sobre um expositor de acrílico, como um pescador tentando fisgar um coração com anatomia humana, feito com embalagens recicladas, numa clara tentativa de se conectar com o coração e pescar alguma emoção.
A utilização da tecnologia permite que o público interaja com as obras por meio da inteligência artificial generativa (GPT), treinada pelos próprios artistas. A exposição contará também com recursos de acessibilidade como a audiodescrição, permitindo a compreensão dos bonecos por variados públicos. Pessoas com deficiência visual ou baixa visão também poderão tocar a obra “Pato Galático”, da artista Saramello (Sara Mello), que foi criada para que suas formas e texturas sejam reveladas pelo tato. Quem for visitar a exposição poderá participar de oficinas abertas que orientam a construção de bonecos de Ecotoy Art.
O projeto nasceu em 2011, sob orientação do professor universitário e gestor de projetos digitais e culturais, Ricardo Lima. Ele conta que a ideia tomou forma após a criação de legislação específica para “prevenir e reduzir a geração desnecessária de resíduos sólidos, com foco na importância de sua reciclagem e na correta reutilização, assim como fomentar a economia circular pelos criadores desses resíduos”. Mas comenta que “nesses 13 anos, as ações criadas para o enfrentamento do problema ainda não são proporcionais ao seu crescimento”. Hoje, o Brasil é o 4º maior poluidor de lixo plástico no mundo e o que menos recicla.
PROGRAME-SE
Exposição ‘Ecotoy ART GPT: as embalagens têm muito a dizer!’
Quando: De 2 a 5 de janeiro, das 12h30 às 18h. Até 9 de março, de quarta a sábado, das 10h às 20h, e nos domingos e feriados, das 10h às 19h
Onde: Centro Cultural Sesi Campinas Amoreiras – Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália
Entrada Gratuita
Informações: (19) 3772 4100 - Whatsapp: (19) 99642 1499 – Instagram: @sesi.campinasamoreiras
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram