Mostra será aberta nesta terça-feira (27) no AT|AL, no bairro Cambuí, às 18h
Os 13 artistas de Campinas viajaram em uma expedição fotográfica até a região de Bonito (MS) (Isabela Senatore)
Chegar ao AT|AL para ver a exposição “Inversões/Imersões” que será aberta nesta terça-feira (dia 27) é uma experiência interessante. Após atravessar o bairro Cambuí – cercado de prédios em uma região densamente urbanizada –, o visitante vai mergulhar em um oásis. Essa sensação de sair do concreto e entrar na mata – com suas plantas exóticas, cachoeiras, rios, flores, animais e cavernas – é efeito da impressão de fotos e artes impressas em tecido voal, que se sobrepõem em transparências e movimentos, penduradas pelos caminhos da mostra. Pelo menos esta é a sensação que os curadores Andrés I. M. Hernández e Isabela Senatore pretendem passar. Eles estiveram por sete dias com um grupo de 13 artistas e fotógrafas de Campinas na região de Bonito, no Mato Grosso do Sul, e transformaram a experiência em uma exposição de arte contemporânea.
A expedição exploratória do grupo aconteceu em novembro de 2023. Depois da imersão nas belezas naturais do local – que integra o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena –, os artistas voltaram a seus ateliês para trabalharem nas pesquisas feitas e agora mostram 13 visões totalmente diversas de um mesmo lugar. A exposição reúne cerca de 30 obras entre livros de artistas, colagens, impressões em suportes diferentes de papel, mas principalmente grandes banners impressos em voal pendurados em diversos suportes. “Escolhemos impressão em tecido voal translúcido para essa mostra. As salas ocupadas permitiram caminhos e corredores para esse mergulho nas obras e nessas águas cristalinas”, comenta a curadora e fotógrafa Isabela Senatore.
Hernández explica que o suporte que recebe o tecido impresso interage com as imagens fotográficas, colagens, livros de artista e outras modalidades artísticas, “reforçando as dialéticas formais e conceituais que permeiam a arte contemporânea”. Há desde fotografias internas de uma caverna que se parece com catedral bizantina, até imagens subaquáticas e detalhes da flora e fauna local. Ele salienta que “o projeto provoca desafios aos participantes, ao se confrontarem com outros contextos que ativam ferramentas visuais de suas pesquisas artísticas, possibilitando criar novos manifestos visuais sob a orientação dos curadores".
Nessa mostra, participam os artistas visuais Alba Corte, Ana Friedlander, Antiopy Lyroudias, Carla Degurmendjian, Cinthia Picelli, Damaris Mortari, Isabela Senatore, Izabel Donalisio, Malu Coimbra, Renata Soto, Renato Monteiro, Rosana Torralba e Sílvia Zavaglia Coelho.
IMERSÕES ARTÍSTICAS
Como parceiros na difusão e fomento da arte, Hernández e Senatore criaram em 2018 o projeto Inversões/Imersões direcionado a artistas visuais. A ideia do projeto, que já está na sua quarta edição, surgiu para que fotógrafos (iniciantes ou não) tivessem uma experiência de campo, uma imersão de vários dias de captura de imagens. "Decidimos executar o projeto no Brasil porque queremos registrar a cultura, beleza e contrastes de onde vivemos", diz Senatore. Até agora, foram realizadas expedições exploratórias às cidades de Cachoeira e São Félix, na Bahia; São Luís e Barrerinhas, no Maranhão (onde estão os Lençóis Maranhenses); Belém do Pará e arredores, no Pará; e a mais recente, em Bonito, no Mato Grosso do Sul.
Sob a orientação dos curadores, os participantes desenvolvem suas pesquisas artísticas com base na observação do espaço territorial. A cada expedição realizada, é organizada depois uma exposição coletiva com o objetivo de apresentar as obras de arte criadas a partir das experiências vividas durante o período de imersão artística.
“Foi a primeira expedição que só fotografamos natureza, fiquei surpresa e feliz com um resultado tão variado de obras”, conta Senatore. A ideia da exposição que abre hoje no espaço AT|AL é trazer para o visitante “uma possibilidade de se relacionar com a natureza de uma forma sensorial, potencializada pela diversidade de visões, dimensões e materiais”, reforça Hernández, que é pós-doutor em Artes Visuais, professor e crítico de arte.
PROGRAME-SE
Exposição Inversões/Imersões
Quando: Abertura terça-feira, dia 27, às 18h
Visitação até 16 de março, sob agendamento pelo instagram @609atal
Local: AT|AL 609 – Rua Antonio Lapa, nº 609, Cambuí
Entrada gratuita
Informações: Instagram @609atal @isabelasenatore @inocente1212