PROGRAME-SE

Exposição traz diálogo entre a mãe escritora e a filha artista visual

“Palimpsestos” expõe a arte de Carolina Vigna, filha de Elvira Vigna, e pode ser visitada no MIS até 11 de agosto, gratuitamente

Aline Guevara/ [email protected]
12/07/2023 às 09:32.
Atualizado em 12/07/2023 às 09:32
As imagens da artista visual Carolina Vigna e trechos dos livros da mãe, Elvira Vigna, se sobrepõem nas 15 telas que compõem a mostra (Divulgação)

As imagens da artista visual Carolina Vigna e trechos dos livros da mãe, Elvira Vigna, se sobrepõem nas 15 telas que compõem a mostra (Divulgação)

A artista visual Carolina Vigna percebeu que através da arte podia conectar seu trabalho com o da mãe, a escritora Elvira Vigna, estabelecendo um diálogo entre ambos que atravessa o tempo. A matriarca morreu em 2017. O resultado do projeto é a exposição "Palimpsestos", aberta na terça-feira (11) no Museu de Imagem e Som (MIS) de Campinas. A mostra, com entrada gratuita, pode ser visitada até 10 de agosto.

A exposição reúne 15 obras compostas por textos e imagens, com medidas de 90 centímetros de largura por 130 de altura. Carolina, que além de artista visual também é escritora, selecionou frases e trechos de livros da mãe e construiu imagens para eles com fotografias e grafismos manipulados digitalmente. Texto e imagens se sobrepõem, mesclando-se visualmente nas telas de tecido. Elvira, nascida no Rio de Janeiro, foi escritora, jornalista e ilustradora, e venceu o Prêmio Jabuti pelo livro infantil "Lã de umbigo".

Palimpsesto, termo usado para nomear a exposição, é um tipo de papiro ou pergaminho cujo texto original foi raspado para dar lugar a um novo registro, mas de forma que o anterior ainda está presente em uma construção em camadas. A palavra ainda faz referência ao título do último livro escrito por Elvira e publicado ainda em vida: "Como se estivéssemos em palimpsesto de putas" (Companhia das Letras, 2016).

A exposição conta com um hotsite de apoio, que apresenta um catálogo digital, textos de curadoria, fotos de making-off, fotografias da montagem da mostra no MIS e vídeos complementares. Ele pode ser acessado em http://carolina.vigna.com.br/palimpsestos.

PROGRAME-SE

Exposição "Palimpsestos"

Quando: de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 17h, até 10 de agosto

Onde: Museu da Imagem e do Som de Campinas - Rua Regente Feijó, 859, Centro

Entrada franca

Informações: Instagram @profcarolinavigna

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por