Com modelos criados artesanalmente e com materiais reciclados, o artista Mukunda Dassa cria exposição de óculos inspirados em filmes e literaturas de ficção
Peças foram produzidas artesanalmente pelo artista plástico Mukunda Dassa, a partir de materiais reciclados (Divulgação)
O ‘steampunk’ é um dos subgêneros mais explorados na ficção científica, tanto no cinema quanto na literatura e ganhou fama como um movimento no final dos anos 1980, ao questionar a relação do homem com suas criações e o medo de ser dominado por elas. É nessa linha que o artista plástico e cenógrafo Mukunda Dassa anuncia a “Exposição de Óculos Steampunk” que será aberta nesta quinta, dia 15, no Rudraska Instituto, em Barão Geraldo, onde permanece até 15 de março. Com entrada gratuita, a mostra reúne 12 óculos produzidos artesanalmente pelo artista, com técnica própria e baseados em lembranças dos filmes de ficção que ele assistia desde bem jovem.
Mukunda Dassa afirma que a ideia da mostra é “lembrar que somos mais do que isso que vivemos no dia a dia, é uma tentativa de trazer os indivíduos de volta à sua essência”. A exposição complementa um trabalho que começou em 2023 com oficinas de confecção lúdica desse tipo de óculos para os alunos da Fundação Síndrome de Down. Como o artista tem compromisso com a sustentabilidade, os óculos são produzidos com materiais usados e descartados como, por exemplo, roldanas metálicas, retalhos de couro, aros de bicicleta e outros. O projeto, que envolve as oficinas e a exposição, teve o apoio do Fundo de Incentivo à Cultura de Campinas (FICC), que objetiva fomentar a produção artística local.
“A arte serve para trazer o indivíduo para a sua essência, por isso, comecei o projeto com oficinas até chegar à exposição. Cada uma das 12 peças expostas tem uma história única, com referências próprias, mas ao mesmo tempo são histórias de minha vida, marcadas por modelos e referências atemporais”, declara.
Dassa nasceu em Sorocaba e veio para Campinas em 1994, onde atua como artista autodidata, cenógrafo e figurinista, embora sua formação acadêmica seja na área de enfermagem. Ele conta que já trabalhou também com figurinos sob medida para artistas como Fernanda Abreu, Duio Botta, Rodrigo Pandolfo, só para citar alguns.
OS ÓCULOS DA FICÇÃO
Um dos modelos de óculos criado pelo artista para essa exposição foi inspirado na animação “9 – A Salvação”, produzida por Tim Burton no ano 2000. O filme conta a história de um boneco de pano conhecido como 9 que tem no lugar dos olhos duas grandes lentes de máquina fotográfica e, quando as abre, se depara com um mundo pósapocalíptico em que humanos não mais existem. “Tudo isso não é muito diferente do que vivemos hoje no dia a dia”, diz Mukunda Dassa.
Ele relembra também do premiado “Mad Max”, filme australiano lançado em 1980 por George Miller com Mel Gibson no papel do personagem principal. A produção teve sequências em 1981 e 1985, além de uma nova versão em 2015, mas sempre com uma gangue de motociclistas violentos. Como a história se passa em uma era pós-apocalíptica no meio do deserto, os personagens tinham máscaras e óculos muito diferenciados como acessório indispensável. Dassa relata que assistiu ao filme pela primeira vez aos 9 anos de idade e ficou impressionado, tanto que traz marcas em suas produções até hoje.
Exposição complementa o trabalho iniciado em 2023 com oficinas de confecção de óculos para alunos da Fundação Síndrome de Down (Divulgação
UM ESTILO DIFERENCIADO
O estilo Steampunk vem de um movimento ligado à arte e à literatura de ficção científica, que utiliza referências da ciência e tecnologia da Era Vitoriana (final do século 19). O nome remete a vapor (steam) e direciona à época da expansão industrial, com grandes máquinas a vapor e locomotivas, e a uma sociedade que, ao mesmo tempo que se maravilhava com a industrialização acelerada, se perguntava se a vida e o trabalho humanos teriam algum valor dali para a frente. A ficção científica tem, de modo geral, como principal questionamento o avanço da tecnologia e seu impacto na vida humana e, para isso, lida com conceitos ficcionais e imaginativos, relacionados ao futuro ou ao passado.
As peças produzidas seguem essa linha e serão colocadas à venda após a exposição. A quantia relativa a 15% do valor das peças comercializadas será destinada à Fundação Síndrome de Down, como apoio do artista à causa social.
PROGRAME-SE
Exposição de óculos no estilo Steampunk
Quando: de 15/02 a 15/03, com visitaçãode quarta à sexta das 17h às 22h, aos sábados das 12h às 22h e domingos das 12h às 16h
Onde: Rudraska Instituto (antigo Espaço Cultural Ungambikkula) – Av. Santa Isabel nº 1834, Barão Geraldo
Entrada Gratuita
Informações: Tel.: (19) 98421 5485 – Instagram @mukundadassa @rudraskainstituto
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.