CADERNO C

Exposição mostra os bastidores do Cinema de Animação

Campinas tem um dos mais longevos centros de produção, ensino e pesquisa do mundo, que celebra 50 anos

Da Redação/[email protected]
14/05/2025 às 15:20.
Atualizado em 14/05/2025 às 15:20
Museu da Imagem e do Som Campinas recebe exposição pelos 50 anos do Núcleo de Cinema de Animação (Divulgação)

Museu da Imagem e do Som Campinas recebe exposição pelos 50 anos do Núcleo de Cinema de Animação (Divulgação)

Um mergulho no mundo da animação é o que propõe a "Exposição Comemorativa Núcleo 50 anos", que celebra o meio século de história do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. Sediada no Museu da Imagem e do Som (MIS), a mostra exibe desenhos, fotos, sequências animadas e uma série de equipamentos — como mesas de luz e zootroscópio — para que os visitantes possam fazer uma imersão no mundo da animação. O Núcleo, fundado em 1975, é um dos principais centros de animação do Brasil, com mais de 400 curtas e dois longas-metragens produzidos, entre trabalhos autorais e filmes realizados coletivamente em oficinas. 

Considerado um dos mais longevos centros de produção, ensino e pesquisa de animação do mundo, o Núcleo foi fundado em 1975 por Wilson Lazaretti e, desde 1979, conta também com a colaboração de Maurício Squarisi, numa trajetória que se destaca pela formação de novos talentos e pela realização de oficinas que já passaram por diversas regiões do Brasil e do exterior. Entre as mais de 2.500 oficinas, se destacam as atividades com comunidades indígenas, quilombolas, e com pessoas com deficiência.

Mais do que ensinar a técnica, os fundadores desenvolveram uma filosofia própria para o trabalho no Núcleo: a animação como uma forma de expressão do traço único de cada um, acessível a qualquer pessoa, seja criança, jovem ou adulto. 

Em 2014, eles conquistaram um marco importante, a finalização de seus dois primeiros longas de animação, "Café um dedo de Prosa" e "História Antes de uma História", ambos disponíveis no Youtube. 

A exposição tem curadoria de Lucas Vega, Filipe Miranda, Roberta Santana e Rafaela Repasch, novos nomes ligados ao Núcleo e ocupa o MIS-Campinas até o dia 13 de junho, com entrada gratuita. Ela é parte do Projeto "Núcleo de Cinema de Animação: 50 anos", contemplado no Edital e do Programa de Ação Cultural (ProAC) e o Fomento CULTSP.

PROGRAME-SE: 

Exposição ‘Núcleo de Cinema de Animação de Campinas: 50 anos’ 

Quando: Abertura hoje (dia 14), às 19h. Visitação até 13 de junho, de terça a sexta, das 9h às 18h30 | Sábados, das 10h às 16h (fechado domingos e feriados) 

Onde: MIS-Campinas Rua Regente Feijó, 859, Centro 

Entrada Gratuita 

Informações: https://ncacampinas.org.br/ ou pelas redes sociais: @ncacampinas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por