CADERNO C

Exposição individual de Mário Graven é prorrogada

A mostra ‘Realeza’ é a primeira de três edições da retrospectiva de 40 anos de trabalho do artista e permanece aberta gratuitamente na sede da Academia Campineira de Letras e Artes

Da Redação/[email protected]
07/01/2025 às 15:00.
Atualizado em 07/01/2025 às 15:00
Evento reúne 15 obras do acervo do artista, entre desenhos, pintura, gravura e trovas (Divulgação)

Evento reúne 15 obras do acervo do artista, entre desenhos, pintura, gravura e trovas (Divulgação)

O pintor campineiro Mário Graven Borges morava em Londres, onde desenvolveu sua carreira nas artes plásticas, e retornou ao Brasil em 1984 para atender ao convite para sua primeira exposição na Capital paulista. Ao completar os 40 anos dessa primeira experiência, ele – que hoje compartilha moradas entre Campinas, Rio de Janeiro e Londres – decidiu fazer uma retrospectiva da carreira e a primeira das três exposições que se propôs a realizar acontece na Academia Campineira de Letras e Artes (ACLA) de 16 de janeiro até o início de fevereiro. A visitação é gratuita, mas é preciso agendar horário com o próprio artista, pelo whatsapp (19) 99809-3716. 

“Realeza - Quadros Numa Exposição” é o nome da mostra com a seleção de 15 obras do acervo do artista, entre desenhos, pintura, gravura e trovas. A noção de realeza que dá título à exposição surgiu como referência histórica da nação. Graven explica que o título é duplo, pois relembra o nome da exposição de 40 anos atrás (“Quadros numa exposição”), mas fala também da festividade da cultura brasileira com seus reis e rainhas, que reinam sobre as tragédias e consagrações de um povo extremamente diversificado étnica, cultural e espiritualmente. Esse conceito está presente em toda a obra do pintor, que declara: “o brasileiro é um povo que festeja a vida, suas tristezas, sua luta, sua alegria e sua afetuosidade contagiante”. 

O artista explica ainda que “os temas escolhidos lidam com a vibração da eternidade no desconhecido e a ancestralidade com viés de caminhada, além de tecer tramas e cenas próximas ao surreal de fantasias oníricas”. 

Mário Gravem é campineiro, foi criado no Rio de Janeiro, passou a adolescência nos Estados Unidos e a juventude na Inglaterra. Realizou exposições em sua terra natal e no Reino Unido, Bélgica, Holanda, Mônaco e Estados Unidos. Em Campinas, já participou de bancas de graduação no curso de Artes Visuais na PUC-Campinas; participou dos conselhos de Cultura e do Conddepacc; foi premiado pelo Salão da Secretaria Estadual de Cultura em Campinas; atuou como jurado do Mapa Cultural Paulista, entre outras referências.

PROGRAME-SE 

Exposição ‘Realeza - Quadros numa exposição’ 

Quando: De 16 de janeiro ao inicio de fevereiro - mediante agendamento pelo whatsapp (19) 99809-3716 

Onde: Galeria de Arte da ACLA Rua Dr. Mascarenhas, 412, Centro, Campinas 

Entrada Gratuita 

Informações: Whatsapp (19) 99809-3716 ou e-mail: [email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por