A abertura, que terá a presença do artista interagindo com o público, acontece neste sábado (4), às 17h, no bairro Chácara da Barra
O fotógrafo argentino Lucio Boschi estará em Campinas neste sábado para a abertura de sua primeira exposição solo no Brasil (Divulgação)
Além de fotógrafo, o argentino Lucio Boschi é um viajante interessado em pessoas que vivem em regiões remotas. Ele já conviveu e registrou com suas fotografias, populações esquimós no norte do Canadá e tribos nômades da Sibéria. Mas foi a partir da interação com os povos nativos dos Andes, no norte da Argentina, que surgiram os registros que compõem a mostra "Derivas Andinas", que chega à Campinas neste sábado. A abertura, que terá a presença do artista interagindo com o público, acontece neste sábado (4), às 17h, no Ateliê Casa Campinas, no bairro Chácara da Barra. "As fotografias de Lucio Boschi elegem a terra e os povos andinos como os protagonistas de sua paixão imemorial, dando forma a uma cartografia mergulhada em profundo silêncio-ritual e na fusão da espessura de tempos e memórias", explica a curadora Fabiana Bruno na carta de apresentação da mostra.
O fotógrafo começou a ter contato com as populações andinas em 1998, quando decidiu se concentrar no próprio país. Ele, então, se estabeleceu em uma comunidade em Jujuy e ali viveu por anos sem eletricidade e sem telefone. Do contato e das vivências, surgiram as fotografias em preto e branco, além da produção de mapas de viagem e caderno com relatos. Esses três registros se entrelaçam para formar "Derivas Andinas". "Desde a primeira vez que tive contato com os povos andinos no norte da Argentina e depois, mais para cima, na Bolívia, Peru e Equador, senti uma emoção enorme. Acho que tem a ver com a visão andina de respeito à terra, com um equilíbrio entre o cru, o bruto, e a beleza, que reconheço e que me emociona", conta Lucio.
Para o fotógrafo, seu material serve para que o público consiga ver "como os diferentes planos e campos se abrem para o que os povos andinos acreditam, em sua jornada pela vida, que há outros seres e outras coisas que os acompanham".
Esta é a primeira exposição individual do fotógrafo no Brasil e, para "Derivas Andinas", Lucio preparou e finalizou a montagem no Ateliê Casa Campinas de dois "Mapas de los seres y de las cosas". De acordo com a curadora, "o conjunto de obras desta mostra apresenta-se como a expressão máxima dessa supervivência das derivas andinas percorridas por Lucio Boschi ao longo de três décadas. Obras, caminhos e vida emaranhados dão a conhecer um Atlas das emoções que pulsam no Coração Andino".
Museo en los Cerros
Lucio Boschi é também criador e diretor do Museo en los Cerros (MEC), um museu localizado em Jujuy, dentro da comunidade andina argentina. A intenção da iniciativa de levar o espaço artístico para a remota região era de conectar essa população, extensamente retratada por diversos fotógrafos ao redor do mundo, ao trabalho artístico. O local, aberto ao público, mantém grandes coleções de arte que estiveram em outros países em forma de exposições, mas também recebe interessados vindos da comunidade que queiram aprender a fotografar. "Queríamos apresentar a eles coleções fotográficas de altíssimo nível, mas também para que este lugar funcionasse como uma plataforma de referência aberta a todos. Estas crianças dos Andes, das comunidades, têm um ponto de encontro onde podem se emocionar e se motivar juntos. Um lugar para compartilhar suas preocupações, para aprender, fazer cursos, seminários e apresentações", compartilha Lucio sobre o trabalho, que já está há mais de 10 anos em desenvolvimento na região. "Depois de todo esse tempo, o MEC faz parte da comunidade. Esses jovens foram melhorando no seu trabalho como fotógrafos em seus projetos pessoais. Hoje, existe ali uma equipe de fotógrafos da mais alta qualidade que continua a crescer e está aberta a todos", completa o fotógrafo.
PROGRAME-SE
Exposição fotográfica "Derivas Andinas"
Quando: abertura: sábado, 04/06, às 17h; visitas de segunda a sexta-feira das 10h às 18h, até 30/06
Onde: Ateliê Casa Campinas - Rua Maestro Agide Azzoni, 320, Chácara da Barra
Entrada gratuita mediante agendamento pelo telefone: (19) 99107-3002