Entrada gratuita

Exposição exibe retratos em giz de mulheres latinas

Mostra com as obras da artista e historiadora Dalila Zanon abre para visitação gratuita neste domingo na Estação Cultura

Da Redação/ [email protected]
19/11/2023 às 12:04.
Atualizado em 19/11/2023 às 12:05
Dalila Zanon com obra que integra sua mostra: inpiração em histórias de alunas refugiadas e migrantes que frequentam a EJA (Fabiana Ribeiro)

Dalila Zanon com obra que integra sua mostra: inpiração em histórias de alunas refugiadas e migrantes que frequentam a EJA (Fabiana Ribeiro)

Neste domingo, 19, a partir das 15h, acontece a abertura da exposição "Cicatrices - Rostos de Mulheres Latino-Americanas", da artista e historiadora Dalila Zanon. A mostra ficará em exibição na Estação Cultura até 12 de dezembro, com entrada gratuita. O público poderá ver oito peças que sobrepõem retratos aplicando a técnica de pintura com giz pastel e textos com as histórias das mulheres retratadas.

A idealizadora, que é professora de História no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Campinas, desenvolveu o projeto inspirada pelas histórias de oito alunas suas, sendo cinco delas imigrantes haitianas refugiadas e três migrantes brasileiras. Vários aspectos da vida delas eram semelhantes: a necessidade de sustentarem suas famílias, a atitude de cuidarem de outros, o desafio de serem mulheres inseridas em um mundo dominado por homens e que ainda é muito violento com elas. Impactada pelos relatos, Dalila decidiu transformar em arte parte da vida de cada uma delas.

"Com muito cuidado olho para a página - observo se há imagens, cores, se está em preto e branco, qual contexto do que é que está impresso e então, escolho o que eu vou colocar por cima. Nossa vida transcorre dentro de um contexto e a minha arte - a imagem que eu vou criar do rosto de alguém - está dentro de um contexto também, desta página impressa", explica a artista.

Durante os últimos três anos, Dalila tem incorporado um livro de história como parte integrante de seu processo criativo, funcionando como seu caderno de artista. Ela realiza uma sobreposição sobre as páginas dedicadas ao Brasil colonial (tema central em sua pós-graduação) nos retratos, integrando-os às páginas impressas. Assim, destaca a inserção dos sujeitos a um contexto histórico. Além das oito peças em técnica do giz pastel, a exposição apresenta algumas sobras em mosaico, kintsugi e outras formas artísticas que dialogam com o tema proposto. O projeto conta com financiamento de edital do ProAC.

PROGRAME-SE Exposição "Cicatrices - Rostos de Mulheres Latino-Americanas"

 Quando: abertura no domingo, 19/11, às 15h; visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e sábados, domingos e feriados das 9h às 17h, até 12/12

Onde: Estação Cultura - Praça Mal. Floriano Peixoto, Centro

Entrada gratuita

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2023Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por