CADERNO C

Exposição destaca história da Sinfônica de Campinas, com fotos, documentos e partituras

Mostra está aberta à visitação pública até o dia 31 deste mês no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-15)

Mariana Camba/[email protected]
02/07/2025 às 16:15.
Atualizado em 02/07/2025 às 16:15
Exposição celebra 95 anos da história da Sinfônica de Campinas, ao mesmo tempo que inicia as comemorações de aniversário da cidade (Firmino Piton)

Exposição celebra 95 anos da história da Sinfônica de Campinas, ao mesmo tempo que inicia as comemorações de aniversário da cidade (Firmino Piton)

Um mergulho no tempo, em meio a fotos, documentos e partituras que remetem à história da Orquestra Sinfônica de Campinas, resultou na exposição itinerante inaugurada ontem (dia 1º) no Espaço Cultural “Desembargador Eurico Cruz Neto”, na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-15). A mostra “De Orquestra de Concertos à Sinfônica de Campinas: música e músicos na cidade” estará aberta à visitação até o dia 31 deste mês. A exibição dispõe de painéis informativos, preenchidos com registros e memórias da Orquestra, desde a sua formação em 1929 – na época, denominada Sociedade Symphonica Campineira. 

No total, são cinco painéis expositores, cujos registros são resultantes da parceria entre o Centro de Memória da Unicamp, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Antes da inauguração da mostra no TRT-15, a mostra passou pelo Paço Municipal e o Teatro Castro Mendes – que é considerado a casa da Orquestra por sediar os concertos oficiais da temporada e demais espetáculos. 

A Sinfônica de Campinas celebrou 95 anos de história em 2024. Além de destacar esse protagonismo, a exposição também celebra o início das comemorações do aniversário de 251 anos de Campinas, no próximo dia 14. 

O público poderá ver recortes históricos que contam como um pequeno grupo de músicos, inspirado pelo maestro Carlos Gomes, levou o gosto por música de concerto para os salões e óperas da cidade. Nascia a Sociedade Symphonica Campineira, em 6 de outubro de 1929, com a primeira apresentação em 15 de novembro do mesmo ano no antigo Teatro São Carlos. Mesmo contando com o apoio da família Di Tullio, a entidade enfrentou momentos difíceis, com sua formação interrompida e, depois, retomada devido ao empenho dos músicos e da comunidade campineira. 

O grupo recebeu o título de Orquestra em 1965, sendo consolidada como uma estrutura administrativa da Prefeitura de Campinas, mantida pelo poder público. 

Durante sua trajetória, 12 regentes estiveram à frente da Sinfônica, sendo o primeiro Salvador Bove, de 1929 a 1946, que foi criador do Coral da USP e da Banda Sinfônica do Exército. Foi com o maestro Benito Juarez que a Orquestra se popularizou, aliando música clássica à MPB – ele regeu o grupo por mais de duas décadas a partir de 1974.

A Orquestra Sinfônica De Campinas é considerada patrimônio imaterial da cidade desde 2019, além de ser a maior Orquestra do Brasil fora das Capitais do País.

PROGRAME-SE 

Exposição ‘De Orquestra de Concertos à Sinfônica de Campinas: música e músicos na cidade’ 

Quando: Exposição aberta até 31 de julho, com visitação disponível de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. 

Onde: No 1º andar do edifício-sede do TRT-15 – Rua Barão de Jaguara, 901, Centro. 

Entrada gratuita 

Informações: (19) 3234-1796 ou (19) 3731-1652

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por