A peça que mescla teatro, dança, sarau e cinema e traz personagens como Cacilda Becker e Odalisca terá apresentação única em Campinas
Os atores prometem surpreender o público ao longo de 1h30 com uma história que tem música clássica, mas ganha ares de contemporaneidade (Nic Filmes)
O Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) será palco nesta sexta-feira, 1, às 20h, do espetáculo teatral "A Névoa Azul", de Vítor Steinberg. A obra retrata o encontro entre seis personagens surpreendentes. Eem um cenário que simula um local dedicado ao consumo de ópio, eles declamam versos de poetas malditos do fim do século 19, entre eles Rimbaud, Baudelaire e Mallarmé.
Numa mistura de cinema, dança, sarau e teatro, a peça retrata o encontro entre quatro mulheres vigiadas pelo excêntrico Lord Henry - interpretado pelo ator Henrique Bravi -, poeta zumbi que renasceu das cinzas para guiar o público. As personagens em destaque são Cacilda Becker, vivida pela bailarina e influencer Ale Mara; Odalisca, pela atriz gaúcha Júlia Splash; Ismália, pela dubladora e atriz Bruna Pressatto - que condiciona sua ótima voz para atiçar a sensibilidade do público em cada verso recitado -; e Valquíria Brunhilda, pela atriz e influencer Camila Jeronymo.
O autor explica que em um cenário iluminado pelo coreógrafo e artista Felipe Chepkassof, simula-se um local dedicado ao consumo de ópio. “É uma crítica social à crise dos nossos tempos por opiodes e todas as fugas da dor existencial. As personagens declamam versos dos poetas malditos, enquanto a trilha sonora (de música clássica) é comandada pelo DJ Gust - considerado o sexto personagem - transformando a relação entre público e ator além do ‘quatrième mur’ (a quarta parede): o espetáculo, no final, é uma festa" , detalha.
"Refletindo a antropofagia do maior diretor da história do teatro, Zé Celso, morto este ano, a companhia não deixa de ‘comer Campinas’, brincando em humor inglês com o croquete do Giovanetti, o Brinco de Ouro da Princesa d'Oeste e a lenda do Boi Falô. A provocação também pergunta como é possível não ter uma peça de teatro profissional produzida em Campinas desde 1977", adianta Steinberg.
Com 1h30 de duração, o espetáculo chega propositalmente ao auditório do CCLA, pois, como justifica o autor da obra, o local já foi o palco para apresentação de grandes nomes do teatro e da teledramaturgia brasileira, entre eles Procópio Ferreira. "Depois de ficar em cartaz em São Paulo, é uma enorme alegria trazer para a minha cidade este espetáculo diferente que junta muitas de minhas paixões: literatura, cinema e teatro", afirma Steinberg, que é colunista do Caderno C do Correio Popular.
PROGRAME-SE
Espetáculo "A Névoa Azul"
Onde: CCLA - R. Bernardino de Campos, 989, Centro
Quando: sexta-feira, 1/12, às 20h
Ingressos: R$ 35,00 pela plataforma Sympla
Informações: Instagram @anevoaazul
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.