CULTURA

Espetáculo "Maria Celeste" celebra a cultura popular com temporada gratuita em Campinas

As apresentações acontecem no Centro Cultural Casarão e em regiões periféricas de Campinas, celebrando 28 anos da Confraria da Dança com o espetáculo "Maria Celeste", que explora a figura do boi em uma combinação de dança, bonecos e máscaras, voltado para todos os públicos

Do Correio.com
02/10/2024 às 19:52.
Atualizado em 02/10/2024 às 19:52
Trecho do espetáculo "Maria Celeste" (João Maria)

Trecho do espetáculo "Maria Celeste" (João Maria)

O espetáculo *Maria Celeste*, nova criação da Confraria da Dança, promete encantar o público de Campinas com uma temporada gratuita em outubro. Inspirado na cultura popular brasileira, o espetáculo, livre para todas as idades, explora a força simbólica do bicho-boi em uma combinação de dança, teatro e histórias. A obra celebra os 28 anos de trajetória do grupo e terá acessibilidade em libras em diversas apresentações.

A temporada inicia nos dias 4 e 5 de outubro, no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, com apresentações às 14h30 e 17h, respectivamente. Em seguida, passa por outros espaços culturais de Campinas, incluindo o CEU Mestre Alceu no Jardim Florence (9 de outubro), o CEU Estação Cidadania da Vila Esperança (16 e 17 de outubro) e o Espaço Cultural Maria Monteiro (23 e 24 de outubro). A Confraria da Dança também agendou apresentações para escolas da rede pública, que podem fazer o agendamento via Instagram @confraria.da.danca.

Em novembro, a companhia levará o espetáculo para assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). *Maria Celeste* é dirigida pela bailarina e coreógrafa Diane Ichimaru, que também assina a dramaturgia, figurinos, máscaras e bonecos. A trilha musical original é do violeiro João Arruda, que utiliza instrumentos tradicionais da cultura popular, como rabecas e violas caipiras.

O projeto conta com o apoio do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 e da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, além de promover oficinas de capacitação para os integrantes do grupo. Com foco na simplicidade e no artesanal, a obra reforça o caráter autoral da Confraria da Dança, destacando memórias de infância e elementos da cultura popular brasileira.

PROGRAME-SE:

Centro Cultural Casarão – Barão Geraldo

  - 4 de outubro, sexta-feira, 14h30 (com acessibilidade em libras)

  - 5 de outubro, sábado, 17h

CEU Mestre Alceu – Jardim Florence

  - 9 de outubro, quarta-feira, 14h30

CEU Estação Cidadania – Vila Esperança

  - 16 de outubro, quarta-feira, 14h30 (com acessibilidade em libras)

  - 17 de outubro, quinta-feira, 9h30

Espaço Cultural Maria Monteiro

  - 23 de outubro, quarta-feira, 14h30 (com acessibilidade em libras)

  - 24 de outubro, quinta-feira, 9h30

A entrada é gratuita, respeitando o limite de capacidade de cada espaço.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por