A companhia teatral italiana Labirion se apresenta neste sábado na sede do Lume com um espetáculo solo que aborda questões sobre a precariedade do trabalho e a falta de sonhos
A atriz Sharon Tomberli incorpora à palhaçaria elementos de sapateado, malabarismo, teatro negro, percussão corporal e jogos rítmicos (Nicolò Ferrara)
Cadou é o nome do protagonista palhaço, um personagem terno e romântico, que faz sua performance baseada no papel de um trabalhador incansável, que enfrenta as provações do cotidiano em um ciclo solitário. Com uma rotina semelhante a de muitos trabalhadores comuns, o palhaço interpretado pela atriz Sharon Tomberli reflete sobre questões de trabalho e existência, sonhos e desejos, incorporando à palhaçaria elementos de sapateado, malabarismo, teatro negro, percussão corporal e jogos rítmicos. A apresentação será neste sábado (dia 22), às 20h30, na sede do Lume, em Barão Geraldo, com entrada franca.
As experiências de vida de trabalhadores dos Correios, caixas, trabalhadores de e-commerce, carregadores de hotéis, funcionários de call center e motoristas de entrega foram coletadas para inspirar a montagem. A diretora Sofia Guidi explica que todos esses personagens, com suas vestimentas e traços físicos específicos, foram incorporados ao processo criativo como inspirações para atitudes, hábitos e ações rotineiras, extraindo da realidade as caracterizações detalhadas. “Em uma estrutura pitoresca e colorida, integramos um tecido musical que evoca uma atmosfera de antecipação, desejo, solidão e esperança”, explica.
Em suas aventuras, marcadas pela alternância cíclica de plenitude e vazio, Cadou colide o mundo material com o reino imaginário dos sonhos. De certa forma, sua interpretação espelha os inúmeros trabalhadores mal pagos lutando com as responsabilidades de classificar, processar e enviar pacotes nunca destinados a seus endereços. Cadou segue confinado na obrigação de servir ao consumo imediato, onde seus sonhos não encontram espaço. Com leveza e entusiasmo, ele aguarda um momento de suspensão para se permitir o deleite na liberdade de viver a vida despreocupado.
Sharon Tomberli é atriz, performer e palhaça teatral do Grupo Labirion – uma companhia teatral italiana – e o fio condutor de sua performance solo é a tragicomédia da vida. A montagem foi iniciada em 2022, desenvolvida e produzida pela Labirion Officine Trasversali, sob a direção de Sofia Guidi. Mas a performance só foi finalizada em 2023 durante uma residência com tutoria de Ricardo Puccetti, palhaço, ator e diretor do Lume Teatro, de Campinas.
PROGRAME-SE
Espetáculo ‘Cadou’
Quando: Sábado, dia 22, às 20h30
Onde: Lume Teatro Rua Carlos Diniz Leitão, 150, Vila Santa Isabel, em Barão Geraldo, Campinas
Entrada gratuita – Distribuição de senhas uma hora antes da sessão
Informações: Instagram @lumeteatro
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram