PROGRAME-SE

Espetáculo "Horizonte Submerso" estreia em Campinas

Dança, teatro e música se unem em uma montagem com participações especiais do ator e palhaço Esio Magalhães e do músico Rafael dos Santos

Cibele Viera/ cadernoc@rac.com.br
10/11/2022 às 14:05.
Atualizado em 10/11/2022 às 14:05

No espetáculo de 50 minutos são 11 cenas fragmentadas, como quadros que se sobrepõem um ao outro, abordando problemáticas universais e atuais (Fbarella)

Horizonte Submerso" é um espetáculo que explora o movimento, a palavra e a música, características marcantes no repertório da Confraria da Dança, companhia de Campinas que completa 26 anos de atuação. Os artistas que referenciaram a obra aparecem como inspiração para um submundo, um lugar reservado aos sonhos e às lembranças. "Estabelecemos um diálogo entre os elementos encontrados nas obras de três artistas, como as cabeças bidimensionais sugeridas pelo desenhista, músico e cineasta Dave McKean, os escritos poéticos do conto 'Berenice do universo criativo', de Edgar Allan Poe, e a obsessiva reflexão sobre instabilidade e equilíbrio no universo em mosaico do artista plástico Paul Klee", explica a diretora artística Diane Ichimaru.

A obra foi criada e é interpretada por Diane Ichimaru, que também assina direção artística, dramaturgia, figurino e criação das máscaras, e divide a cena com os artistas Marcelo Rodrigues, responsável pelo desenho de luz, e Esio Magalhães, ator e palhaço convidado especialmente para esse projeto. Já a composição e execução da trilha musical é do compositor, arranjador e pianista Rafael dos Santos, parceiro que já assinou trilhas de vários espetáculos do grupo. Em "Horizonte Submerso", Rafael executa a música ao vivo, desta vez em cena junto com os bailarinos da Confraria da Dança. O espetáculo de 50 minutos se divide em 11 cenas fragmentadas, como quadros que se sobrepõem um ao outro, abordando problemáticas universais e atuais.

Para Diane, as colaborações dos dois artistas convidados - Esio Magalhães e Rafael dos Santos - proporcionam uma expansão da força dramatúrgica e contribuem para a criação de um jogo cênico de equilíbrio que traz elementos autobiográficos dos artistas, sobretudo suas lembranças da infância. "Embebidos em autoironia, confrontamos nossos lados sombrios, sonhos e pesadelos, navegando entre os destroços da memória, avançando para o desconhecido à mercê da fantasia", comenta o criador-intérprete Marcelo Rodrigues. O espetáculo foi concebido inicialmente na versão audiovisual, com uma breve temporada em 2021, e para a estreia presencial foram feitas adaptações para o palco e criadas novas cenas. 

PROGRAME-SE

Espetáculo de dança "Horizonte Submerso"

Quando:sexta-feira, 11, às 20h, e sábado, 12, às 16h30

Onde: Teatro do Sesc Campinas - Rua Dom José I, 270/333, Bonfim

Ingressos: entre R$ 9,00 e R$ 30,00

Informações: Tel.: 3737-1500 ou Instagram: @confrariadadanca25anos

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por