Apresentação gratuita acontece hoje, às 20h, e será seguida de bate-papo das intérpretes-criadoras da coreografia
Foi a partir das frustrações dos anos de pandemia que surgiu o espetáculo ‘Colapso’, no qual os artistas mostram o corpo em angústia devido à vontade de atuar em grupo (Paula Freitas)
O Grupo Magma encena hoje em Campinas o espetáculo “Colapso: Uma Experiência Visceral”. A apresentação acontece no Teatro do Sesc Campinas, a partir das 20h, e será seguida de um bate-papo com as intérpretes-criadoras. Apesar de gratuita, a atividade requer retirada de ingressos duas horas antes de seu início.
“Colapso” emergiu das frustrações do grupo decorrentes dos anos de pandemia, um espetáculo criado a partir do anseio de dançar em conjunto para desenvolver uma experiência coletiva intensa. Ele revela um corpo em angústia e é inspirado nas obras do filósofo e pintor inglês Francis Bacon. “Nosso espetáculo surgiu de questões que queríamos trazer para a cena dos anos pandêmicos. Queríamos trabalhar com exaustão corporal e mental, peso de corpo”, conta Ana Bianchin.
“A nossa orientadora, Holly Cavrell, viu uma relação entre o que estávamos ensaiando e criando e as pinturas do Francis Bacon, principalmente com as partes grotescas das obras, essa questão visceral, uma desconfiguração visual”, complementa a bailarina.
“Colapso” apresenta um cenário e figurinos igualmente inspirados na estética das obras de Bacon. O objetivo é explorar a tensão entre a carne e a falha, questionando a interpretação social diante da existência de corpos “ineficientes” e “automatizados”. Além de Ana Bianchin, o grupo é formado por Anna Saffiotti, Bianca Santos, Bruna Garcia, Gabrielle Januario, Giovanna Stoco, Pietra Ohtaguro. Já os músicos responsáveis pelo espetáculo são Pedro Rossi e Theo Ornelas.
PROGRAME-SE
Espetáculo ‘Colapso: Uma Experiência Visceral’
Quando: Hoje, 17/05, às 20h
Onde: Sesc Campinas – Rua Dom José I, 270/333, Bonfim, Campinas
Entrada gratuita (com retirada de ingressos duas horas antes)
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.