Feira é considerada um dos principais eventos de incentivo ao hábito da leitura
O mineiro Ziraldo Alves Pinto, que acaba de completar 90 anos, será o grande homenageado na FLITI: seu aniversário também será comemorado com lançamentos editoriais (Instituto Ziraldo)
Ele é mineiro de Caratinga e nasceu em 24 de outubro de 1932, construindo um legado literário reconhecido mundialmente. Por isso, diversas homenagens, novas obras, edições especiais e debates envolvendo o trabalho do agora nonagenário Ziraldo. Uma das homenagens pelo conjunto da obra ocorre entre os dias 3 e 6 de novembro, durante a 3ª edição da Feira Literária de Tiradentes (FLITI). São mais de 100 atrações no evento e 30 editoras com livros a preços promocionais, concentradas na cidade Tiradentes, MG.
Durante a Feira haverá a exposição "Era Uma Vez um Menino de 90 Anos" e serão exibidos filmes como o longa-metragem "O Menino Maluquinho, a aventura" e os documentários "Ziraldo, era uma vez um menino" e "A Turma do Pererê". Também estão previstos debates e apresentações sobre sua obra nas Arenas Literárias e o lançamento do livro "Ziraldo - 90 Maluquinhos - Histórias e Causos". Ainda este ano ele lança um ebook voltado para educadores. Confira a programação da Feira em @flitifeiraliterariatiradentes.
Um multiartista
Escritor, cartunista, desenhista, jornalista, cronista, chargista, pintor e dramaturgo brasileiro, Ziraldo é uma referência para muitas gerações. Ziraldo Alves Pinto enveredou desde cedo por atividades que exploravam a criatividade, talento revelado por seus desenhos ainda na infância. Aos 16 anos já publicava em revistas suas caricaturas, histórias em quadrinhos e produzia cartazes políticos, ilustrações, contos e poesias. Se formou em Direito e foi um dos fundadores do jornal "O Pasquim" (1969-1991). Sua obra como desenhista e cartunista conquistou reconhecimento internacional, com várias premiações.
Nos anos 1960, criou uma turma para o personagem SaciPererê e, em 1969, publicou o primeiro livro destinado ao público infantil, "Flicts". Mas foi "O Menino Maluquinho" um dos maiores e mais importantes personagens de Ziraldo, que foi premiado, traduzido para inúmeros idiomas, virou filme, peça de teatro e agora entra como a primeira animação brasileira no streaming para audiência de crianças e famílias. Por tudo isso, Ziraldo merece todas as homenagens, como a da FLIPI.