CULTURA

Escola de Capoeira inicia hoje Ciclo ‘Fortalecendo Raízes’

Primeiro encontro acontece às 14h, na sede da entidade, com palestra do pesquisador Valdir Oliveira

Da Redação/[email protected]
14/06/2024 às 18:52.
Atualizado em 14/06/2024 às 18:52
Integrantes da Escola de Capoeira Angola Resistência durante apresentação em hotel de Campinas (Divulgação)

Integrantes da Escola de Capoeira Angola Resistência durante apresentação em hotel de Campinas (Divulgação)

A Escola de Capoeira Angola Resistência promove amanhã, das 14h às 16h, o primeiro encontro do Ciclo de Formações Culturais Fortalecendo Raízes. A programação se estenderá até o primeiro bimestre de 2025, com o objetivo de valorizar as raízes das culturas populares de matriz africana em Campinas e ampliar o acesso gratuito a esse legado cultural. O diferencial do projeto é oferecer às pessoas portadoras de deficiências de fala e audição acesso a conexões culturais, descobertas e fortalecimento identitário. Para tanto, todas as oficinas contarão com intérprete de Libras, visando propiciar ambiente com acessibilidade inclusiva garantida. 

No primeiro encontro do ciclo, hoje, haverá a palestra do pesquisador Valdir Oliveira, autor do livro “Elesbão a (In) justiça a serviço da elite”. A obra foi produzida a partir da investigação de dados históricos nos arquivos da cidade sobre a condenação e enforcamento do escravizado Elesbão em 1835. O autor compartilhará com o público memórias históricas das lutas da comunidade negra de Campinas no enfrentamento do racismo, a partir de suas pesquisas e vivências. 

O Ciclo de Formações Culturais Fortalecendo Raízes é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, via edital realizado pela Secretaria Municipal de Cultura. 

Além do pesquisador Valdir Oliveira, o ciclo contará com a participação de outras personalidades da cultura afro campineira como Sinhá Rosária, Marquinhos Simplício, Alessandra Ribeiro, Mestre Davi, entre outros. 

As atividades serão realizadas na sede da Escola de Capoeira Angola Resistência, localizada no Terminal Central de Campinas, box 50. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo whatsapp (19) 98106-6901. Mais informações sobre o projeto pelo grupo do Whatsapp https://chat.whatsapp.com/ FOp8czeBjBFImsrjlclder

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por