VEJA PROGRAMAÇÃO

Entre a tela e a película: ciclo de cinema traz adaptações literárias

Mostra do mês de abril do Sesc Campinas começa nesta terça com “A Vida Invisível”, premiado filme baseado no livro de Martha Batalha

Aline Guevara/ [email protected]
01/04/2024 às 14:37.
Atualizado em 01/04/2024 às 14:37
Filme “A Vida Invisível” (1h19 de duração, 2019), do diretor Karim Ainouz (Divulgação)

Filme “A Vida Invisível” (1h19 de duração, 2019), do diretor Karim Ainouz (Divulgação)

Com a chegada do mês de abril, começa no Sesc Campinas a exibição de um novo ciclo de filmes, sempre às terças-feiras, no teatro do local. A mostra do mês traz longas-metragens nacionais e internacionais adaptados das páginas de livros ou quadrinhos. Ou seja, histórias que “transitam por vários formatos, mostrando quantas formas diferentes existem de se interpretar essas histórias”. A entrada é gratuita, mas os ingressos são limitados e devem ser retirados na Loja Sesc a partir de duas horas antes do início da atividade.

“Quantas formas de narrar e de interpretar habitam em uma história?”, questiona a programadora cultural Laura de Melo Andare, responsável pela seleção. “Traçando um caminho por quatro filmes, a seleção de abril traz adaptações de narrativas que, uma vez, já foram romance, novela ou uma história em quadrinhos, mas que vêm agora às telas, em mais um vir a ser narrativo”, detalha.

FILMES DA PROGRAMAÇÃO 

O filme de abertura do ciclo nesta terça-feira, dia 2 de abril, é “A Vida Invisível” (1h19 de duração, 2019), do diretor Karim Ainouz, produção vencedora do prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes. Baseada na obra literária de Martha Batalha, a história que se passa no Rio de Janeiro dos anos 1950 acompanha a vida de duas irmãs, Eurídice e Guida, que moram com os pais em um lar conservador. Ambas têm um sonho: uma quer ser pianista profissional e a outra deseja viver uma grande história de amor. Mas elas acabam sendo separadas pelo pai e forçadas a viver distantes uma da outra. O longa tem no elenco Carol Duarte, Julia Stockler, Fernanda Montenegro e Gregório Duvivier.

No dia 9 de abril, a seleção continua nacional com “O Beijo no Asfalto” (1h50 de duração, 2018), do diretor Murilo Benício. O filme é baseado na peça de teatro homônima escrita por Nelson Rodrigues e que já havia ganhado uma adaptação para os cinemas em 1980. A nova versão da história é estrelada por Lázaro Ramos, Débora Falabella, Stênio Garcia e Fernanda Montenegro. Ao presenciar um atropelamento, Arandir (Lázaro Ramos), um bancário recémcasado, tenta socorrer a vítima, mas o homem à beira da morte só tem tempo de realizar um último pedido: um beijo. Arandir beija o homem, mas seu ato é flagrado por seu sogro e fotografado por um repórter policial sensacionalista.

No dia 16 de abril é a vez do drama tcheco “Trens Estreitamente Vigiados” (1h30 de duração, 1966), adaptação da delicada novela de Bohumil Hrabal, publicada em 1965. O filme do diretor Jirí Menzel narra a história de amadurecimento do jovem e inexperiente Milos (Václav Neckár), que, seguindo a tradição familiar, começa a trabalhar como controlador de tráfego na estação ferroviária. Lá ele aprende o ofício, se apaixona, conhece um mentor e se envolve na guerra.

Encerrando a programação, no dia 23 de abril, está o aclamado “Oldboy” (2h de duração, 2003), do diretor sul-coreano Park Chan-wook. Na trama, Dae-Su (Choi Min-sik) é raptado e mantido em cativeiro por 15 anos num quarto de hotel, sem qualquer contato com o mundo externo. Quando é inexplicavelmente solto, descobre que é acusado pelo assassinato da esposa e embarca numa missão obsessiva por vingança.

PROGRAMAÇÃO

Ciclo de cinema “Entre a tela e a película” Sempre às terças-feiras, às 19 horas

Quando:

✔ Dia 2 de abril - “A Vida Invisível”

✔ Dia 9 de abril – “O Beijo no Asfalto”

✔ Dia 16 de abril – “Trens Estreitamente Vigiados”

✔ Dia 23 de abril – “Oldboy”

Onde: Sesc Campinas – Rua Dom José I, 270/333, Bonfim

Entrada gratuita

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por