9º ENEI

Encontro indígena na Unicamp terá a presença do DJ Alok

O evento, com extensa programação cultural, reunirá lideranças intelectuais, ativistas e artistas indígenas até sexta-feira

Aline Guevara
26/07/2022 às 09:12.
Atualizado em 26/07/2022 às 09:12

Participantes da sétima edição do ENEI, que aconteceu em 2019: para a retomanda presencial do evento estão previstos dois mil estudantes (Reprodução Facebook)

A Unicamp será palco do 9º Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (ENEI), evento que acontece entre terça-feira (26) e sexta-feira (29). O encontro, que é organizado por lideranças estudantis, tem como objetivo discutir temas como saúde e educação indígena, retrocessos nos direitos dos povos originários, meio ambiente e sustentabilidade. Completando a programação, além dos debates e palestras, o espaço também será aberto para manifestações artísticas que incluem espetáculos teatrais, discussões sobre literatura indígena, desfiles de moda indígena e apresentações culturais. Um dos momentos de destaque será a roda de conversa com o DJ Alok, na quinta-feira, 28, das 16h às 18h30, no Teatro de Arena da Universidade. Durante o bate-papo, o músico compartilhará suas experiências com comunidades indígenas e que resultaram, inclusive, no lançamento do seu primeiro álbum autoral "O Futuro é Ancestral". A plateia também poderá fazer perguntas ao artista.

"O tema do ENEI deste ano, 'Ancestralidade e contemporaneidade' engloba todos os nossos saberes, nossas cosmologias, tradições, mas também trazendo para o que vivemos hoje. Estamos tentando chamar a atenção para temas importantes como a votação do Marco Temporal e os cortes de Bolsas Permanência, que estão impactando muito a vida dos estudantes indígenas que não podem pagar para estudar nas universidades e estão tendo que voltar para suas casas", explica a estudante do curso de Ciências Sociais, Marcela Pankararu, que faz parte da comissão organizadora do encontro. 

Além de Alok, o evento também receberá dezenas de lideranças indígenas, dentre elas Sonia Guajajara, Daniel Munduruku, Almir Suruí e Valdelice Kaiowá. Foram registradas duas mil inscrições vindas de estudantes de todas as regiões do País, mas Marcela reitera que o evento é gratuito e aberto a quem quiser participar, com possibilidade de fazer a inscrição na hora. Confira a programação completa no site www.enei-evento.com.br/programa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por