Espetáculo “Cartas da Prisão” é encenado nesta terça-feira, às 20h, com entrada gratuita, no Centro de Eventos da Secretaria de Educação
Atriz Chica Portugal interpreta uma dona de casa que troca correspondências amorosas com o psicopata “maníaco da flor” (Rafael Salvador)
O Centro de Eventos da Secretaria Municipal de Educação, em Campinas, recebe nesta terça-feira (26), às 20h, o espetáculo “Cartas da Prisão”. A montagem conta com a atuação solo de Chica Portugal, cuja personagem performa a peça, e as discussões em torno de relacionamentos abusivos, a partir de correspondências amorosas trocadas entre uma dona de casa que assina como “M” e um psicopata conhecido como “o maníaco da flor”, condenado por matar e esquartejar mais de 40 mulheres. A entrada é gratuita.
Para a construção da peça, Chica Portugal e Nanna de Castro, responsável pela dramaturgia, examinaram dezenas de entrevistas, gravações, e-mails e chamadas telefônicas entre mais de 100 mulheres e criminosos agressores. A investigação resultou em uma análise, em formato de espetáculo, apresentando a relação direta entre violência, virilidade, medo, patriarcado e dependência de mulheres que tentaram salvar homens violentos através do amor. O trabalho também destaca a complexidade das histórias envolvendo criminosos e suas vítimas, ressaltando que muitas delas estavam apaixonadas por seus agressores.
“Usamos a pesquisadora [a personagem Rita] como metalinguagem para que a atriz [Chica Portugal] se relacione diretamente com o público, quebrando, assim, a quarta parede, num misto de contação de história e palestra ficcional. Ao contrário da versão em vídeo, teremos a caixa preta, símbolo referencial do teatro, como um potente meio para que o espectador cocrie junto à obra, imaginando desde a ambientação dos espaços até as situações emocionais descritas nas cartas das três personagens interpretadas pela protagonista”, revela o diretor Bruno Kott sobre a encenação.
Chica completa, com sua visão: “incrivelmente, não há uma mulher que eu converse sobre o assunto que não tenha passado por algum tipo de relacionamento abusivo. A maioria deles é velado, sutil – acaba sendo mais difícel de se notar, porque há uma tendência de normalização desse abuso quando não há agressão física. A maioria das mulheres deixa passar”.
A montagem terá um intérprete de Libras.
PROGRAME-SE
Espetáculo “Cartas da Prisão”
Quando: terça-feira, às 20h
Onde: Centro de Eventos da SME Campinas — Rua Antônio Nunes dos Santos, 121, Jd. do Vovô
Entrada gratuita
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.