Cantora mostra o show da turnê 'Deixa a Nega Gingar', celebrando 50 anos de sua carreira: nesta quarta (24)
Com a voz ainda mais rouca aos 75 anos e ritmo sincopado, Elza Soares traz a Campinas a turnê do show 'Deixa a Nega Gingar', celebrativo dos 50 anos de carreira da cantora. Portanto, não ficarão de fora os principais sucessos, a começar pela canção 'Se Acaso Você Chegasse' (1960), de Lupicínio Rodrigues e Hélio Ricardo, a qual lhe deu notoriedade e batizou o primeiro LP, gravado pela Odeon. E ainda as inesquecíveis 'Boato' (1961), 'Cadeira Vazia' (1961), 'Só Danço Samba' (1963), 'Mulata Assanhada' (1965) e 'Aquarela Brasileira' (1974). O show será nesta quarta-feira (24), às 21h30, na Casa Rio, em Sousas. Os ingressos são limitados a 250 pessoas e estão à venda na bilheteria da casa.
A proposta é um show intimista, bem diferente daqueles em praça pública que ela já fez na cidade. Desta vez, Elza vem acompanhada pelo jovem cantor, compositor e multi-instrumentista J.P. Silva. Aos 28 anos, J.P. despontou no cenário artístico carioca — pra lá de fértil quando o assunto é samba — e já assina a produção musical dos shows de Elza. Ele acompanha sua “madrinha” tocando violão, bandolim e cavaquinho.
Elza teve uma vida de miséria, grandes perdas e muitos sofrimentos. Talvez, os acontecimentos pessoais que tanto a marcaram tenham refletido na maneira voraz de se expressar e no pioneirismo à frente dos sambistas do morro — foi criada na favela de Água Santa, Engenho de Dentro. Aos 12 anos, era mãe; aos 18, viúva. Foi lavadeira e operária. Após calejar as mãos, mostrou-se como cantora nos tradicionais shows de calouros da década de 50.
A ascensão foi meteórica. Ao conquistar o primeiro lugar no programa de Ari Barroso na Rádio Tupi, em 1953, os holofotes não deixaram mais a vida da carioca, mesmo quando o assunto era o conturbado relacionamento de 16 anos com o jogador de futebol Garrincha. Foi a primeira mulher a puxar um samba-enredo, tendo passagens pela Salgueiro e Mocidade Independente de Padre Miguel. E em 2000, foi eleita a cantora do milênio pela BBC de Londres.
Serviço
Show de Elza Soares
Nesta quarta-feira (24), às 21h30
Na Casa Rio (Avenida Antonio Carlos C. de Barros, 1.382 - Sousas). Telefone: (19) 3258-3645
Ingressos: R$ 60,00 (mesas próximas ao palco) e R$ 40,00 (mesas afastadas do palco)