A mostra é uma oportunidade rara para conhecer e se encantar com as telas do artista
O pintor Egas Francisco diante de um dos trabalhos que integram a exposição (Rodrigo Zanotto/ Especial para AAN )
Visitar a exposição 'Egas Francisco - Monstro de Gelo', em cartaz no Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti (Macc), por si só é uma emoção e um deslumbramento pela força e beleza das telas do pintor.
Fazê-lo acompanhada pelo artista comentando sobre o processo criativo de cada uma das peças é um privilégio que não tem preço, além de uma honra e uma grande emoção. A mostra é uma oportunidade rara para conhecer e se encantar com as telas de Egas Francisco, com suas cores vibrantes, imagens que parecem em movimento e retratos, tanto de amigos e figuras famosas quanto de personagens comuns encontrados em qualquer esquina.
Cada tela é mais bonita do que a outra e, quando você resolve que “esta é a que mais gostei”, logo surge outra que te arrebata. Ao final, é quase impossível decidir qual obra é mais bela e impactante.
Egas, um dos grandes nomes do cenário artístico de Campinas, afirma que nunca tem uma proposta pré-concebida de seus quadros. “A ideia surge à medida em que pinto. Quero ser o primeiro a ser surpreendido. Essa é a emoção e o desafio de pintar”, diz o artista, que trabalha com temas variados, com a inspiração surgindo naturalmente do cotidiano. “Minha pintura está ligada a minha existência, ao meu modo de ser.”
A exposição Monstro de Gelo traz 41 telas de óleo sobre tela e duas aquarelas, a maioria de grandes quadraturas. Exceto por uma pequena mostra, de retratos e autorretratos, realizada há cerca de dois anos na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Egas não fazia uma exposição individual em Campinas há 11 anos. A última ocorreu em 2002. Em 2006, ele participou da coletiva Trajetórias, que marcou a reinauguração do Macc.
“Nesta mostra apresento sobretudo trabalhos inéditos, muitos bem recentes, como Paisagem Insólita, que terminei dias antes da abertura da mostra(em 25 de abril). E mesmo entre as telas pintadas há mais tempo, a maioria nunca foi exposta.”
Serviço
Exposição 'Egas Francisco - Monstro de Gelo'
Até 9/6, de terça a sexta, das 9h às 17h; sábados, das 9h às 16h; e domingos, das 9h às 13h
No Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti - Macc (Rua Benjamin Constant, 1.633 - Centro). Telefone: (19) 2116-0346
De graça