A apresentação gratuita será na Casa de Cultura Aquarela, que durante todo o mês de março promove as atividades culturais do Festival GrandEArte
O show começa com Dudu Ferraz se apresentando no formato voz e violão, mas vai se ampliando até contar com dez artistas no palco (@neanderheringer)
O grupo Decantá, um coro cênico formado por artistas da cena e da música de Campinas, integra o show de Dudu Ferraz, com acompanhamento do baterista e percussionista Bito Coelho.
“O projeto Nascente é uma celebração ao encontro e ao ato de criar em meio às turbulências do cotidiano”, conta o músico. “Um convite para cantar as belezas da vida, as angústias do mundo, os limites da carne e a grandeza das almas!”, acrescenta.
O show começa de maneira intimista, somente com Dudu Ferraz apresentando algumas de suas canções no formato voz e violão, mas à medida que amplia o repertório, essa formação vai crescendo até terminar com 10 artistas em cena, chamando o público para participar e cantar. Dudu Ferraz declara que “é uma alegria ter a oportunidade de fazer um show na Casa de Cultura Aquarela, um espaço que conta história por si só e que em cada canto tem marcado em suas paredes parte da vida cultural de nosso território, um local importante e necessário”. Além deste show, a programação Festival conta com muitas outras atrações musicais, mas também de teatro, cultura popular e atividades formativas.
O artista Dudu Ferraz fez a música “Nascente”, que dá nome ao show, inspirado em uma nascente de água localizada no Bosque dos Guarantãs, no bairro Jardim Nova Europa, em Campinas. Na canção, ele relaciona o momento de criação artística e musical com o brotamento de água na superfície do solo. “Parece mágica, mas é também resultado de processos de absorção e um acúmulo profundo. Assim como a água nasce da terra, do peito nasce a necessidade de cantar”, diz.
Em 2022, o artista desenvolveu um projeto cultural junto com Pamella Villanova em que convidava o público do Bosque a fazer um passeio repleto de jogos, cenas teatrais e músicas que iam contando um pouco da história daquele local e criando espaços de conversas e imaginação sobre o passado e o futuro do território. Todo o percurso foi baseado em histórias e memórias de moradores do bairro e também em pesquisas bibliográficas e documentações oficiais. A música “Nascente” é fruto desse trabalho, que aproximou o artista a esse espaço de resiliência no meio da cidade de Campinas.
PROGRAME-SE
Show “Nascente”, de Dudu Ferraz
Quando: sexta-feira, às 20h
Onde: Casa de Cultura Aquarela Rua Antônio Carlos Neves, nº 338, Chácaras Campos Elíseos
Entrada gratuita
Informações: Instagram @aquarelacultura - @dudu.ferraz_
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.