Ângela Podolsky, diretora do documentário (Divulgação)
O teatro do Sesc Campinas vai receber, neste sábado (4), o lançamento do documentário "Um resto de Mata Atlântica – Mata Ribeirão Cachoeira”, às 10h30. O curta resgata a história do remanescente de floresta original da cidade, localizado na APA (Área de Proteção Ambiental) de Campinas no distrito de Sousas e faz um alerta sobre a urgência do cuidado com a mata.
Com direção geral de Angela Podolsky e produção do Studio Eletrônico, o filme foi produzido entre 2021 e 2022, e tem imagens que dão a dimensão desse grande patrimônio natural de Campinas.
De acordo com a diretora, a Mata Ribeirão Cachoeira, é uma entre as 50 florestas, que são consideradas - Área de Preservação Permanente e protegida pela lei da APA.
“A mata Ribeirão Cachoeira é um remanescente da floresta original que cobria a Campinas do Mato Grosso. No documentário, os pesquisadores entrevistados contam a história dessa região e também evidenciam como a constante pressão humana tem tem ameaçado os remanescentes florestais de Campinas”, diz Podolsky
Angela Podolsky é uma das fundadoras da ONG APAVIVA que há anos luta pela conservação das últimas matas de Campinas e pela restauração de corredores ecológicos para proteger a biodiversidade da mata atlântica e manter o cinturão verde de Campinas
Serviço
Documentário: Um resto de Mata Atlântica – Mata Ribeirão Cachoeira
Duração: 13 minutos
Data: 04/06
Horário: 10h30h
Local: Teatro do Sesc Campinas Endereço: Rua Dom José I, 270/333 - Bonfim, Campinas - SP
Direção Geral: Angela Podolsky
Roteiro: Denise Garcia Costa Produção: Studio Eletrônico Realização: APAVIVA – AMIGOS das APAs de Campinas