sucesso

Documentário “Fishing Factor" é premiado em festival internacional

Produzido por campineiros, o curta-metragem sobre pesca esportiva foi escolhido como o melhor documentário do Marginal Art Festival, realizado na Espanha

Cibele Vieira/ [email protected]
23/02/2024 às 09:52.
Atualizado em 23/02/2024 às 09:52
Curta-metragem fala sobre pesca esportiva (Bruno Baltazar Fernandez)

Curta-metragem fala sobre pesca esportiva (Bruno Baltazar Fernandez)

Quatro amigos que se conheceram pescando, todos preocupados com causas ambientais, se lançaram em um projeto ousado de audiovisual e, mesmo sendo autodidatas, produziram uma série que está ganhando espaço internacional. O documentário “Fishing Factor – Rainbow Trout”, produzido pelos campineiros Thiago Henrique Fantini, Bruno Baltazar Fernandez e Laurente Ezzedin Rodrigues Serra e o brasiliense Cezar Roberto Oliveira, foi selecionado e licenciado pela Amazon Prime Internacional e já está sendo exibido nos Estados Unidos e no Reino Unido. O 7º episódio desta série, "Fator Pesca — Truta Arco-Iris", gravado em Guarapuava (PR), ganhou como melhor documentário do Marginal Art Festival (MAF), realizado de 14 a 17 de fevereiro em Madrid, na Espanha.

O sucesso da série deu visibilidade ao grupo, que foi convidado a produzir o programa “Pesca & Rancho”, que será exibido semanalmente, em 16 episódios, na primeira emissora do Brasil focada em natureza e pesca esportiva, a Fish TV, com previsão de estreia em abril. Um dos episódios programados deverá ser gravado na Lagoa do Taquaral (Parque Portugal), onde já aconteceram muitos festivais de pesca no passado. A pesca no Brasil movimenta cerca de 2 bilhões de dólares, segundo dados do Ministério da Pesca e Aquicultura. E a Confederação Brasileira de Pesca Esportiva publicou recentemente uma pesquisa que indica ser este o segundo esporte mais praticado no País.

NOVATOS E IDEALISTAS

“Este era um sonho que nos surpreendeu pelo alcance da produção, depois que foi distribuído internacionalmente e conquistou a premiação”, diz Thiago Fantini, diretor e coprodutor da série. Desde o início, eles trabalharam com poucos apoios e nenhum patrocínio, e essa limitação de orçamento fez com que eles produzissem um episódio a cada seis meses. Usaram equipamentos próprios, como uma câmera Sony 90-d, que eles perderam durante uma enchente que aconteceu em Ubatuba, onde estavam acampados para uma gravação. Hoje, trabalham com uma Sony ZVE, dois drones e uma câmera Gol Pró. “É um equipamento considerado profissional, embora não muito usual em audiovisuais, mas é o que nosso orçamento permite hoje”, comenta Thiago.

Ele conta que nasceu “na beira do Rio Atibaia em uma família de pessoas que pescam por prazer, é uma tradição”. Conta que os quatro amigos envolvidos na série são fanáticos por pesca e sabem que o pescador esportivo cuida do meio ambiente porque quer ter aquele peixe vivendo lá, então, se preocupa com o lixo, colabora com a fiscalização ambiental para evitar a pesca predatória. “Eu sempre gostei muito de cinema e, embora seja um advogado atuante, sempre gostei de roteirizar, até fiz um curso de roteiro com um cineasta, mas sem pretensão de me profissionalizar nessa área. E foi com roteiros enviados para algumas seleções que conseguimos essas inserções internacionais.” Sua equipe é formada pelo fotógrafo Cezar Oliveira, pelo engenheiro robótico e empresário Laurent Serra e pelo empresário de Marketing Esportivo Bruno Fernandes.

Thiago, Cezar e Laurent são alguns dos produtores premiados, que desde 2018 trabalham para viabilizar a série (Bruno Baltazar Fernandez)

Thiago, Cezar e Laurent são alguns dos produtores premiados, que desde 2018 trabalham para viabilizar a série (Bruno Baltazar Fernandez)

SÉRIE PREMIADA

A série “Fishing Factor – Rainbow Trout”, que tem 10 episódios com 20 minutos de duração cada, foi licenciada pela Amazon em 2023. Cada episódio mostra uma região e uma espécie de peixe diferente. Thiago Henrique Fantini, diretor e coprodutor da série, explica que o episódio premiado no MAF mostra a espécie Truta Arco-íris, que é uma das poucas não-nativas do Brasil.

Na série, os produtores retratam a pesca esportiva e seus reflexos no desenvolvimento econômico e socioambiental em diferentes regiões brasileiras. No Brasil, o episódio premiado (Fator Pesca – Truta Arco-Iris) pode ser assistida somente pelo YouTube.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por