CADERNO C

Do cinza ao colorido

Projeto de arte urbana e arquitetônico transforma calçadas e muros ao redor de escola no bairro Cidade Satélite Íris, que ganharam cores e alegria

Aline Guevara/[email protected]
08/12/2024 às 10:10.
Atualizado em 08/12/2024 às 10:10
Marta Henriksen, de nome artístico Miss, desenvolveu a intervenção dos espaços do bairro: grafite com mais de mil metros quadrados, colocação de bancos e até mudança na direção do trânsito (Marta Henriksen)

Marta Henriksen, de nome artístico Miss, desenvolveu a intervenção dos espaços do bairro: grafite com mais de mil metros quadrados, colocação de bancos e até mudança na direção do trânsito (Marta Henriksen)

A arte urbana segue transformando a cidade. Mais uma intervenção artística foi inaugurada em Campinas, desta vez em torno do Centro Educacional Integrado Nave Mãe Dom Edward, no bairro Cidade Satélite Íris. O grafite de mais de 1.000 metros quadrados (de muro e calçada) foi produzido por Marta Henriksen, de nome artístico Miss, e entregue no mês de novembro. A iniciativa fez parte do projeto Caminhos do Brincar, que visa tornar os espaços urbanos mais seguros e acolhedores para as crianças e suas famílias.

"Esse projeto começou em 2021, indo para o bairro com equipes de articulação comunitária. A ideia era mapear o lugar, que entendemos que era carente de espaços públicos de qualidade, especialmente para as crianças", detalha Ursula Troncoso, urbanista especialista em cidade, infância e educação, e responsável pelo projeto Caminhos do Brincar. Depois do mapeamento, focado em entender quais eram as experiências das crianças com o seu bairro, foi traçada a ideia da primeira intervenção no local. 

Estudantes da escola (são mais de 400) e seus familiares, que frequentam o lugar principalmente nos horários de entrada e saída das aulas, foram ouvidos antes da elaboração da proposta artística e de melhorias arquitetônicas e urbanas. Como resultado, bancos foram incluídos para descanso, a via dupla de carros tornou-se via única — numa ação em parceria com a Emdec — e as calçadas foram ampliadas e coloridas com a arte de Miss, que tomou chão e muros.

ARTE QUE TRANSFORMA 

Para a artista, a intervenção mudou o bairro. "É legal ver que mudou o lugar para todo mundo. Era um lugar que as pessoas não ocupavam, mas agora dá para sentar nos bancos, as crianças brincam." Ela foi convidada para integrar o projeto com um direcionamento artístico bastante claro, mas lembra que durante o processo, teve bastante liberdade para criar. "O meu estilo já é bastante colorido e lúdico, e confiaram no meu trabalho. A proposta inicial era uma arte um pouco mais séria, mas com bastante conversa, chegamos a um resultado final divertido, alegre e colorido", comenta Miss. 

Como o nome da iniciativa indica, os desenhos não só deveriam ser atrativos visualmente, mas também compor brincadeiras. Miss se inspirou na tradicional amarelinha, mas no lugar dos quadrados numerados utilizou bolas, monstrinhos e arco-íris. "O engraçado foi ver que os adultos nem sempre entendiam as brincadeiras, mas para as crianças era muito orgânico olhar os desenhos e saber como brincar com eles." Até o processo da pintura foi uma diversão, pois mesmo as crianças do bairro já brincavam com os traços da artista quando estes eram somente rascunhos.

Se para as crianças, a calçada virou espaço de brincadeiras, para os adultos é referência de nostalgia. "Queria trazer essa memória afetiva para as crianças e também tocar nos adultos esse sentimento nostálgico, lembrando dos jogos infantis que eles brincavam na rua. A ideia é trazer alegria", explica Miss. Outra mudança que a artista percebeu da obra pronta é que o espaço, antes negligenciado, despertou nos habitantes locais um senso de zelo. "Agora é um local do qual sentem orgulho e querem que permaneça bonito." 

Ursula Troncoso pontua que uma cidade melhor para as crianças, mais lúdica e segura, é uma cidade melhor para todos. "Se tem um desenho no caminho, essa arte alegra e estimula a criança. A criança não aprende só na escola, mas também dentro de casa, no caminho. E o que queremos que ela experiencie? Ao darmos um espaço urbano de qualidade para as crianças, lúdico e com arte, a gente estimula e apoia o desenvolvimento integral delas", conclui a urbanista.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por