Dress Code

Dicas de como inovar nos looks no trabalho

Do Correio
correiopontocom@rac.com.br
14/03/2018 às 16:40.
Atualizado em 23/04/2022 às 06:20

Gabriela Rittner, consultora de imagem, dá dicas especiais para homens e mulheres que querem sair do óbvio, sem deixar o dress code empresarial (Divulgação)

 Para muitos, a missão mais difícil é adaptar suas preferências pessoais ao perfil da empresa em que trabalha. Gabriela Rittner, consultora de imagem, dá dicas especiais para homens e mulheres que querem sair do óbvio, sem deixar o dress code empresarial. Cada organização carrega uma identidade única, com missão, visão e valores que conversam diretamente com os clientes e parceiros da marca. Mas, é mais do que possível “brincar” com as produções, sem perder o profissionalismo na empresa. Para não fazer feio em nenhuma ocasião, a primeira dica é: prestar atenção em como os superiores se vestem – eles sempre passam boas referências de vestimenta e comportamento para aquele ambiente. “Essa sugestão é importante até para quem busca reconhecimento e ascensão na carreira”, explica Gabriela. É preciso ficar atento. A informalidade em excesso pode predicar muito a imagem profissional, independente do cargo. Portanto, para homens e mulheres: “Nada de roupas amassadas e chinelo - eles não cabem em 90% das empresas e passam a ideia de desleixo e falta de comprometimento”, afirma a consultora de imagem. Da mesma forma, o excesso de sensualidade para as empresas não é bem visto. É senso comum que peças muito curtas, decotadas e justas não são adequadas, mesmo que a empresa tenha um perfil mais informal e criativo. “Ainda existe estigma em relação a exposição do corpo, e nós inconscientemente interpretamos que, quando a pele muito muito à mostra, remete a ambientes e momentos de diversão e lazer”, afirma. As cores que mais transmitem formalidade são os tons chamados neutros, como: preto, cinza, azul, marrom, vinho – todos fazem parte de uma cartela de cores mais profundas e frias, e são as melhores escolhas para não errar. Mas, se o ambiente de trabalho permitir looks mais informais, cores mais vivas podem aparecer em diferentes peças. Uma dica para arriscar nas cores de forma criativa é apostar em peças de alfaiataria que mostram um pouco mais da terceira peça, como uma blusa em destaque abaixo do blazer. Uma ótima estratégia para prender a atenção das pessoas é, em looks muito sóbrios e monocromáticos, usar um ponto de cor próximo ao rosto – isso faz com que a atenção esteja sempre focada nas expressões faciais. Isso vale para brincos e gravatas. Ainda sobre arriscar em peças coloridas, entram os acessórios. Eles podem ser itens coringas para quem não gosta de produções muito sóbrias. Para as mulheres, a bolsa permite arriscar em mais cores vibrantes, já que ela pode estar solta do corpo também. E, também vale inovar nos sapatos, brincos, colares e anéis, com pontos de cor que deixem o look mais alegre e tirá-lo do lugar comum, isso tudo, sem deixar de ser formal e elegante. Já para os homens, as gravatas são o ponto chave para colocar cor. “Sempre formais, elas permitem qualquer tipo de cor e até algumas estampas como listras ou xadrex”, indica. Outra sugestão mais divertida é usar meia coloridas – ótimas para expor o lado criativo, sem fugir do dress code formal, uma vez que ela aparecem muito pouco sob as calças masculinas. Para usar estampas, o melhor são opções gráficas, como risca de giz e listras. “Para não perder totalmente o toque formal, o ideal é que elas tenham baixo contraste, ou seja: as cores que compõem a estampa são próximas, como cinza e preto, rosa e vermelho, dois tons de azul, etc”, explica Gabriela Rittner. Se a informalidade for bem aceita (normalmente em trabalhos não tão rígidos como bancos e escritórios), qualquer estampa cai bem. Lembrando que flores são as mais despojadas, e, animais como cobra e onça já remetem à sensualidade, por isso, pedem um pouco mais de cuidado. Para ELAS 1. É ótimo ter terceira peça para variar o look (blazers, cardigãs e coletes). 2. Acessórios como broches, lenços e brincos fazem parte do dress code e podem dar um acabamento e inovação no look de todos os dias. 3. Dá pra abusar das texturas - a variação delas mesmo que em um look monocromático, por exemplo, pode deixá-lo muito mais interessante e fora do comum. 4. Variação nos sapatos e bolsas em cores, formatos e tamanhos também são indicadas. 5. Formal não é necessariamente usar terninhos. Calças pantalonas, saias mídi e camisas de tirocine com assimetria podem ser seus aliados. Dica: modelagens diferentes; os tecidos formais aqui são o truque para manter tudo dentro dos conformes.   Para ELES 1. Assim como elas, é muito bom ter uma terceira peça para variar o look (blazers, cardigãs e coletes). Se não for um ambiente corporativo muito formal, a camisa jeans pode ser uma boa dica para as produções. Já que por ser uma camisa ainda está dentro de um grau de formalidade. 2. Investir em roupas de trabalho é ótimo. Muitas pessoas compram a mesma peça, só variando a cor, e as adotam como look de trabalho. Isso faz com que a vestimenta se torne um tipo de uniforme. O trabalho é aonde as pessoas ficam a maior parte do tempo, então vale investir em peças que você dêem prazer em vestir. 3. Acessórios de pulso podem ser utilizados com roupas sociais, inclusive se tornam uma ótima maneira de quebrar o efeito “mauricinho” que a roupa possa vir a ter. 4. Para um estilo mais jovem e moderno, vale a calça jeans - em tamanho apropriado, com sapatos bonitos e uma camisa por dentro da calça, sem cinto. 5. Caso o trabalho dê mais liberdade para se vestir, vale combinar paletó ou costume com camiseta. A camiseta deve ser lisa, básica, branca, cinza, vinho ou de qualquer cor, desde que combine bem com a calça e o paletó. A roupa fala muito sobre a personalidade de cada pessoa, e no trabalho, essa comunicação deve ser estratégica. Pra completar, o comportamento entra como item essencial também, seja dentro do ambiente corporativo ou nas redes sociais. Sobre Gabriela Rittner – Consultoria e Terapia de Moda Despertar o melhor de cada pessoa, e ajudá-la a comunicar sua essência e personalidade através da imagem. Isso é o que move diariamente a consultora de imagem Gabriela Rittner. Com um processo que envolve desde a análise da cartela de cores, até organização do guarda-roupa, reforma de peças, compras conscientes e a elaboração de um book completo com looks, fotos e dicas, atende pessoas e empresas com uma consultoria completa e acompanhamento individual do começo ao fim. Gabriela acredita na consultoria de imagem como um processo terapêutico, por isso, combina a análise cromática às técnicas de anamnese e radiestesia para trabalhar bloqueios e virtudes e despertar a confiança na relação de cada um com sua própria imagem. Formada em Moda pela ESAMC e com especialização em Consultoria de Estilo e Imagem pela Butique de Cursos Ana Vaz, a profissional iniciou traz uma vasta experiência em sua carreira.

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